Topo

Toyota convoca 625 mil modelos híbridos; Brasil está fora do recall

Toyota Prius V (foto), versão perua do modelo, e o hatch/perua Auris estão envolvidos - Divulgação
Toyota Prius V (foto), versão perua do modelo, e o hatch/perua Auris estão envolvidos Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)<br>Com agências

15/07/2015 10h53

A Toyota anunciou nesta quarta-feira (15) recall de 625 mil carros híbridos (Prius e Auris) por um problema eletrônico que pode provocar a parada repentina do carro.

Em fevereiro de 2014, a empresa teve que convocar 1,9 milhão de Prius em todo o mundo, inclusive alguns no Brasil, por uma falha similar.

Os automóveis afetados por este novo chamado foram fabricados entre maio de 2010 e novembro de 2014. De acordo com a Toyota do Brasil, nenhuma unidade importada para cá está envolvida -- dos carros afetados, 340 mil estão no Japão, 160 mil na Europa e cerca de 120 mil na América do Norte.

O Prius deve começar a ser fabricado no país até 2018.

O problema

Segundo a marca, parâmetros do programa de controle das unidades de comando dos motores/geradores e do sistema híbrido "podem gerar uma degradação de certos componentes eletrônicos". Nestas condições, o modo de alerta pode ser ativado e o veículo passaria ao modo de segurança, limitando a potência disponível para a condução.

"Em alguns casos, o sistema híbrido poderia ficar inoperante e até parar o veículo de forma repentina", afirmou a montadora, que afirma não ter relatado acidentes relacionados ao problema. A revisão consiste basicamente em atualizar o software.

Nos últimos dois meses, a Toyota se viu obrigada a convocar recalls de quase 10 milhões de veículos por problemas nos airbags produzidos pela Takata.