Topo

Carro e moto são responsáveis por 3 de cada 4 recalls no Brasil

Do UOL, em São Paulo (SP)

08/06/2015 19h12

A cada três recalls gerados para corrigir falhas em produtos vendidos no Brasil, das mais diversas áreas, três estão relacionados a algum modelo de carro ou motocicleta. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (8) pelo Procon do Estado de São Paulo.

Levantamento feito pela entidade desde o início de 2002 até o quinto mês de 2015 aponta que, das 856 convocações efetuadas no período, 654 foram feitas para solucionar problemas em automóveis ou motos. Maio, aliás, apresentou um total de 19 chamados, recorde para o período de um mês (apenas para comparação, em maio de 2014 foram contabilizadas "apenas" quatro campanhas).

De acordo com o Procon, quatro dos recalls de maio estão ligados a defeitos nos airbags, especialmente os da japonesa Takata; outros quatro envolvem sistemas de combustíveis, e três foram motivados por defeitos na parte de transmissão (câmbio, embreagem, eixo e diferencial).

GM e Cherokee lideram rankings

Conforme mostra o álbum acima, dos 654 recalls para carros registrados pelo Procon em 2002, a GM foi responsável por 56, número que faz da montadora americana a recordista no país. Na sequência aparecem Ford e Mercedes-Benz, com 49 e 44 convocações, respectivamente. No caso das motocicletas, o "troféu" fica com a Yamaha, dona de 23 convocações.

Na lista de modelos, o Jeep Cherokee/Grand Cherokee, alvo de 13 chamados, surpreende no topo, seguido por Volvo XC60 (12), Citroën C3 e Ford Fiesta/New Fiesta (12 cada). Confira o top 10 no álbum que abre esta matéria.

Principais motivos

Os freios, historicamente, são os itens que mais gera chamados, com 111 casos auferidos a partir do início da pesquisa. Depois aparecem os componentes elétrico-eletrônicos, alvos de 109 campanhas. Sistema de alimentação, falha de projeto, direção, airbags, suspensões, motor, transmissão e bateria também estão entre os dez conjuntos de componentes que mais apresentam problema em um automóvel/motocicleta.