Lamborghini dá braço a torcer e vai fazer SUV com ajuda da VW
Marca especializada em superesportivos de motor central-traseiro e dois lugares, a Lamborghini cedeu à pressão de acionistas (leia-se Audi e Volkswagen) e enfim decidiu desenvolver na Itália a versão de produção do Urus, conceito de SUV de luxo e alto desempenho apresentado no Salão de Pequim 2012.
Segundo fontes consultadas pela Bloomberg, a decisão foi tomada depois que a empresa chegou a um acordo de 80 milhões de euros (cerca de R$ 275 milhões) em isenções de impostos junto ao governo italiano. Em troca, a fabricante prometeu contratar até 500 pessoas para expandir sua linha de produção, e já teria até renovado contratos de mão-de-obra com sindicatos italianos na última semana.
O objetivo é "mais que dobrar" o volume de vendas, comercializando 3 mil unidades por ano somente do utilitário. Em 2014, por exemplo, a companhia fez remessas de 2.350 unidades de todos os seus modelos, recorde histórico que representou 19% de crescimento perante o ano anterior.
De acordo com os informanes, os presidente-executivos da Lamborghini, Stephan Winkelmann, e da Audi, Rupert Stadler, devem anunciar o projeto nesta quarta-feira (27), com direito á presença do primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi.
Procurado, o porta-voz da empresa não quis comentar.
De olho na China
A insistência em criar um SUV da Lamborghini é aposta de sua proprietária, a Audi, para melhorar a penetração da icônica marca em mercados como a China, cujo atrativo para superesportivos é bastante limitado (muito devido às condições por vezes ruins das estradas).
Para reduzir custos, chassi e outros componentes fundamentais serão produzidos em fábricas da Volkswagen, tais como a de Bratislava (Eslováquia), onde já é montada a estrutura de outro utilitário de marca esportiva, o Porsche Cayenne.
Este será o primeiro SUV da Lamborghini desde o fim da produção do quadrado LM002 -- o chamado "Rambo Lambo" -- em 1993.
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