Topo

"CrossFox da JAC", T3 chega em agosto de 2016 e antecipa novo J3

JAC T3 (foto) é o novo hatch aventureiro da marca e mostra como será o próximo J3 - André Deliberato/UOL
JAC T3 (foto) é o novo hatch aventureiro da marca e mostra como será o próximo J3 Imagem: André Deliberato/UOL

André Deliberato

Do UOL, em Xangai (China)

21/04/2015 01h28Atualizada em 21/04/2015 18h04

Não é segredo que a chinesa JAC desenvolve uma família de carros totalmente pensada para o público brasileiro. O hatch desta gama -- o substituto do J3, que será produzido na fábrica da marca em Camaçari (Bahia) -- chegará entre 2016 e 2017 para ser o veículo mais vendido da empresa. Sua proposta será oferecer o que o Sandero faz para a Renault: espaço e bom recheio de equipamentos por um valor que ainda o enquadre no segmento de entrada. Depois dele, a família JAC terá um sedã e uma versão aventureira.

Hatch e sedã devem manter o nome J3 e J3 Turin, mas isso ainda pode mudar. Já o aventureiro, uma espécie de "Stepway" ou "CrossFox" da linha, já existe e tem nome e desenho definidos. Este é o T3, o carro das imagens desta reportagem, que foi revelado mundialmente nesta segunda-feira (20), no Salão de Xangai 2015.

JAC T3 será chamado de S2 na China; versão "normal" deve manter nome J3 - André Deliberato/UOL - André Deliberato/UOL
JAC T3 será chamado de S2 na China; versão "normal" deve manter nome J3
Imagem: André Deliberato/UOL
O T3 chegará ao mercado brasileiro em agosto de 2016, importado da China, para brigar com Volkswagen CrossFox, Renault Sandero Stepway e Hyundai HB20X, entre outros aventureiros urbanos. O motor será o 1.5 Jetflex 16V, de 127 cv com etanol, utilizado pela atual família J3 S, e a transmissão poderá ser manual de cinco marchas ou CVT.

De acordo com a JAC, a faixa de preço deverá ser de R$ 49 e R$ 55 mil, dependendo da cor e de um ou outro opcional. Até 2017, a meta é produzi-lo na Bahia, juntamente com as configurações hatch e sedã (os novos J3 e J3 Turin) -- olhe novamente para o T3, imagine a suspensão um pouco mais baixa, retire os penduricalhos com apelo fora-de-estrada (rack de teto, soleira das portas, pneus de uso misto e parachoques enfeitados, entre outros) e voilà: conheça o novo J3, o JAC desenvolvido e pensado para o brasileiro.

Voltando ao T3, seus valores não devem chegar perto dos R$ 60 mil, justamente para não atrapalhar a vida do T5, SUV compacto menor que o recém-lançado T6 (a partir de R$ 70 mil), e que chegará no final deste ano para ocupar a faixa dos R$ 58 aos R$ 63 mil e concorrer com seus compatriotas Chery Tiggo 3 e Lifan X60.

JAC T3 durante o momento de sua revelação no Salão de Xangai 2015 - André Deliberato/UOL - André Deliberato/UOL
JAC T3 durante o momento de sua revelação no Salão de Xangai 2015
Imagem: André Deliberato/UOL

Outros planos

Ainda em 2015, uma van menor que a T8, que será chamada de T7, será oferecida pela JAC ao consumidor brasileiro. O sedã médio J5 terá uma reformulação ainda neste primeiro semestre. O J4, um sedã maior que o J3 Turin e menor que o J5 (um carro compacto alongado, nos moldes de Cobalt e Versa), está oficialmente descartado, assim como estão suspensas as importações de pequenos caminhões. Desse modo, a gama futura da empresa terá:

Carros: 

  • J2
  • J3 e J3 Turin
  • J3 S e J3 Turin S
  • J5
  • J6

Utilitários e comerciais leves:

  • T3
  • T5
  • T6
  • T7
  • T8

E nada mais.

JAC T7, chamada de M3 na China, será opção menor e mais barata que a T8 - André Deliberato/UOL - André Deliberato/UOL
JAC T7, chamada de M3 na China, será opção menor e mais barata à van T8
Imagem: André Deliberato/UOL

Viagem a convite da JAC Motors Brasil