Topo

Mitsubishi L200 ganha visual genérico e deve chegar ao Brasil em 2016

André Deliberato

Do UOL, em Genebra (Suíça)

09/03/2015 20h03

A Mitsubishi L200 chegou à sua quinta geração no final do ano passado, na Tailândia, e agora é oficialmente apresentada ao Ocidente no Salão de Genebra 2015. Global, a picape mostra traços de design genéricos e sem personalidade, exatamente o oposto do modelo atual. Assim como no caso do novo Outlander, a mudança no desenho é considerada por UOL Carros como decepcionante.

Prevista para ser lançada até o meio deste ano no Velho Continente, a nova L200 deve chegar ao Brasil no início de 2016, mas sem aposentar a atual geração. Ambas devem conviver em posições diferentes do mercado, assim como o atual modelo (de quarta geração, o primeiro a ser chamado de "Triton") fazia com a L200 mais antiga, a primeira a ser fabricada no Brasil. A representante brasileira da Mitsubishi confirma a chegada do novo modelo, mas sem estimar uma data.

A ideia é a mesma utilizada no projeto do Outlander: importar a picape para testar a aceitação do público, e não produzi-la localmente, numa atitude que poderia ser considerada precipitada pela empresa. As motorizações e opções de transmissão da picape que será oferecida ao mercado brasileiro ainda não foram definidas, mas não devem fugir das configurações atuais (motores V6 3.5 flex e quatro-cilindros 3.2 turbodiesel; câmbio manual ou automático de cinco marchas).

MItsubishi L200 Savana 3 e 4 - Divulgação - Divulgação
Nova L200 mostrada em Genebra não aposenta quarta e atual geração (à esquerda), que já havia convivido com a anterior (à direita) no Brasil
Imagem: Divulgação

Em Genebra, a L200 foi mostrada com especificações europeias, que incluem um novo motor 2.4 turbodiesel, de 153 cv e 38,7 kgfm de torque (ou 184 cv e 43,8 kgfm em configurações mais caras), e uma transmissão manual de seis velocidades.

Sob o logo da Fiat

Esta mesma picape revelada no Salão suíço será vendida em alguns países sob o emblema da Fiat, algo fora de cogitação no Brasil. Foi este um dos motivos que fez a Fiat se concentrar no desenvolvimento de uma picape compacta-média, que já está em fase final de projeto e deve ser lançada ainda neste ano, feita na fábrica da Jeep em Goiana (PE).