Topo

Novo Ka fará sucesso na Europa, diz Ford; EcoSport perde estepe em Genebra

André Deliberato

Do UOL, em Genebra (Suíça)

04/03/2015 18h00

Após alguns flagras do novo Ka brasileiro rodando em testes na Europa, executivos locais admitiram a UOL Carros,  durante o Salão de Genebra, que o compacto deve ganhar cidadania europeia e substituir o modelo atual (feito sobre a plataforma do Fiat 500) até 2016. O carro não está no evento, até pela origem: a fabricação do modelo a ser vendido na Europa teria de ser feita em outra região, já que a produção brasileira, mesmo em capacidade máxima, é toda comprometida pelo mercado nacional e Mercosul.

A opção mais provável é a de que o carro comece a ser feito na Índia, onde também é fabricado o EcoSport que chega importado para a Europa. A Ford confia muito no renascimento do mercado europeu, principalmente devido ao amplo crescimento de compactos. Por isso, admite, espera que o novo Ka faça sucesso por aqui -- o EcoSport, porém, ainda não decolou e um dos motivos é o estepe aparente.

QUE ESTEPE É ESSE?

Uma das grandes curiosidades no espaço da Ford no Salão de Genebra é a reestilização do EcoSport. Líder de vendas do segmento no Brasil, o jipinho ainda não emplacou no mercado europeu e, para resolver esse problema, a marca americana vai passar a oferecer, como opcional, unidades sem o estepe que fica pendurado na tampa traseira.

Isso mesmo: neste caso, o opcional é um "não-item".

Ford Ka brasileiro é visto circulando por Londres (Inglaterra), onde deve ser vendido ainda este ano - Reprodução/Auto Express - Reprodução/Auto Express
Ford Ka projetado no Brasil foi visto circulando por Londres (Inglaterra) em janeiro
Imagem: Reprodução/Auto Express
Esse estepe externo não agrada mais ao consumidor europeu, que o considera pouco prático para uso no dia-a-dia, especialmente quando é preciso abrir o porta-malas em vagas apertadas de estacionamento.

Além disso, o EcoSport europeu ganhou retoques nos para-choques e painel de instrumentos, e passou por recalibrações nas suspensões e assistências como direção elétrica e controle de estabilidade. O suvinho também passará a contar com uma versão esportivada, a S, com pintura azul e elementos em preto no teto, retrovisores externos e rodas.