Topo

Cinquecento desaba e danifica estande da Fiat no Salão de SP

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/10/2014 19h01Atualizada em 28/10/2014 20h32

Um exemplar do 500 Cabrio que decorava o estande da Fiat no Salão do Automóvel de São Paulo desabou nesta terça-feira (28), primeiro dia de visitação de imprensa ao evento. A abertura ao público é na quinta (30).

Fiat 500C desabado no Salão de São Paulo - Jorge Moraes/Auto Motor VRUM - Jorge Moraes/Auto Motor VRUM
500C depois de desabar no estande da Fiat; montadora ainda investiga causas
Imagem: Jorge Moraes/Auto Motor VRUM
De acordo com a Fiat, peças de aço que suspendiam o carrinho numa estrutura, na qual ele fazia movimentos semicirculares, romperam-se e provocaram a queda. Houve danos ao Cinquecento e a parte do piso, onde o carro bateu com a parte inferior da traseira. Testemunhas relatam um estrondo, que assustou quem estava por perto. Não houve vítimas.

No momento da queda -- entre 15h e 16h -- acontecia a apresentação da Toyota, cujo estande fica próximo ao da Fiat. Alguns jornalistas perceberam o acidente, mas a programação continuou normalmente, sem interrupções. A apresentação da Fiat ocorrera pela manhã.  

Fiat 500C gira em estande no Salão de SP - Apu Gomes/Folhapress - Apu Gomes/Folhapress
Antes do acidente, a ideia era manter o 500C suspenso e girando nessa estrutura; não houve vítimas, mas acidente é alerta para os excessos de alguns estandes
Imagem: Apu Gomes/Folhapress
O local em que o 500C girava estava isolado dos jornalistas (e permaneceria assim na visitação pública) por uma divisória de vidro -- recurso comum em salões, já que evita riscos à segurança e ao produto, ao mesmo tempo em que não barra a visão das pessoas. A Fiat disse a UOL Carros que avaliará as condições do 500C e da estrutura giratória, e então decidirá se a atração será mantida ao longo do salão.