Topo

Volkswagen Eos se aposenta com apenas nove anos de vida

VW Eos final Edition - Divulgação - Divulgação
Facelift esconde projeto antigo: Eos só teve uma geração, lançada em 2006
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/07/2014 14h31

Assim como o jipão Toyota FJ Cruiser, o Volkswagen Eos é outro carro de nicho que deve se despedir antes mesmo de completar uma década de vida.

Prova disso é sua nova versão "Final Edition" (Edição final, em inglês), apresentada nesta semana nos Estados Unidos. O carro, que chegou a ser vendido no Brasil entre 2009 e 2012, sempre foi produzido em Pamela (Portugal), desde 2006.

Os equipamentos da edição especial são os mesmos do Eos Sport, versão no qual se baseia. A configuração final traz como diferença interior em dois tons, bancos de couro e rodas de liga leve diamantadas aro 18.

O conjunto mecânico é o mesmo que equipava o carro vendido por aqui: motor TSI 2.0 turbo de 200 cv e 28,5 kgfm de torque e transmissão automatizada de embreagem dupla (DSG) e seis marchas.

VAI E VOLTA
A ideia original do Eos surgiu sob formato de conceito no Salão de Genebra de 2004 -- o protótipo foi apresentado como Concept C. O objetivo era substituir o Golf Cabriolet de quarta geração que já não fazia tanto sucesso.

Fabricado sobre a plataforma PQ35 (ou A5), a mesma de Golf 5 (que não veio ao Brasil), Jetta (o anterior, que foi vendido por aqui), Tiguan e Audi A3, por exemplo, aos poucos seu projeto foi se tornando ultrapassado.

Como surgimento da sétima geração do Golf em 2012 e o retorno da configuração cabriolet, o Eos, de 2006,  tornou-se obsoleto. Trata-se de mais um caso de modelo que deve virar  raridade dentro de alguns anos.