Alemanha, que volta a reinar no futebol, é campeã dos bons carros
A Alemanha não precisava nem conquistar o tetracampeonato neste domingo (13), em cima da Argentina, para ser considerada uma das maiores forças do futebol. "Só" com o tri, os germânicos já estavam entre os três maiores vencedores da Copa do Mundo, atrás apenas de Brasil (com cinco títulos) e Itália (quatro). Agora, após a vitória na prorrogação por 1x0 sobre a Argentina, empataram com os colegas europeus e ficaram a apenas uma conquista de alcançar os pentacampeões brasileiros (de quem ganharam por embaraçosos 7x1 na semifinal).
O país governado pela conservadora Angela Merkel não é gigante só nos gramados. No setor automotivo, a Alemanha é atualmente o quarto maior mercado do mundo (logo à frente do Brasil), com uma frota de quase 60 milhões de veículos (média de 0,73 carro por habitante) e vendas anuais na casa de 3,4 milhões de unidades (número robusto, apesar da retração provocada pela crise econômica europeia dos últimos anos). 80,7 milhões de habitantes US$ 3,8 trilhões (R$ 8,4 trilhões) 59,5 milhões de veículos 0,73 por 1 3,4 milhões de unidades 4º Volkswagen Golf: 245 mil por ano Volkswagen up!: 9.975 euros Volkswagen, Audi, BMW, Mercedes-Benz e Porsche Volkswagen: 21,8% Volkswagen: 2º lugar, com 5,9 milhões de unidades/ano
Também tem fama de construir carros bons e confiáveis, e abriga algumas das marcas mais importantes de todo o globo: a Volkswagen, por exemplo, está na luta com a Toyota para ocupar o topo do ranking mundial de vendas, e é dona do maior conglomerado automotivo do planeta. Audi, BMW e Mercedes-Benz são grandes referências do segmento premium, enquanto a Porsche sustenta enorme tradição na construção de esportivos.
Confira abaixo o perfil automotivo do país que conquistou a Copa do Mundo do Brasil: Mercado automotivo da Alemanha
População
PIB
Frota
Veículos por habitante
Vendas anuais
Posição no ranking global de vendas
Modelo mais vendido no país
Modelo mais barato do país
Principais marcas do país
Marca mais vendida do país
Marca local mais vendida globalmente
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso