Topo

Alemanha, que volta a reinar no futebol, é campeã dos bons carros

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/07/2014 23h22

A Alemanha não precisava nem conquistar o tetracampeonato neste domingo (13), em cima da Argentina, para ser considerada uma das maiores forças do futebol. "Só" com o tri, os germânicos já estavam entre os três maiores vencedores da Copa do Mundo, atrás apenas de Brasil (com cinco títulos) e Itália (quatro). Agora, após a vitória na prorrogação por 1x0 sobre a Argentina, empataram com os colegas europeus e ficaram a apenas uma conquista de alcançar os pentacampeões brasileiros (de quem ganharam por embaraçosos 7x1 na semifinal).

O país governado pela conservadora Angela Merkel não é gigante só nos gramados. No setor automotivo, a Alemanha é atualmente o quarto maior mercado do mundo (logo à frente do Brasil), com uma frota de quase 60 milhões de veículos (média de 0,73 carro por habitante) e vendas anuais na casa de 3,4 milhões de unidades (número robusto, apesar da retração provocada pela crise econômica europeia dos últimos anos).

Também tem fama de construir carros bons e confiáveis, e abriga algumas das marcas mais importantes de todo o globo: a Volkswagen, por exemplo, está na luta com a Toyota para ocupar o topo do ranking mundial de vendas, e é dona do maior conglomerado automotivo do planeta. Audi, BMW e Mercedes-Benz são grandes referências do segmento premium, enquanto a Porsche sustenta enorme tradição na construção de esportivos.

Confira abaixo o perfil automotivo do país que conquistou a Copa do Mundo do Brasil: