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Airbags elevam nota do Clio de zero a três estrelas no Latin NCAP

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/01/2014 15h56

Após zerar em rodada de testes de segurança em 2013 e protagonizar um vexame sem precedentes no mercado nacional, o Renault Clio deu a volta por cima e, em novos testes, obteve três estrelas (de cinco possíveis) do Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina), segundo informações anunciadas pela entidade nesta segunda-feira (13). Para melhorar tanto sua nota, bastou ao Clio cumprir a lei: o mérito é do par de airbags frontais, obrigatórios em carros novos desde o último dia 1º de janeiro.

Segundo o Latin NCAP, "a melhoria da Renault em relação ao desempenho de segurança do Clio, após o resultado ruim anterior, se deve à instalação dos airbags, que contribuíram para o avanço na classificação de três estrelas [na segurança] para adultos".

O Clio também ganhou freios ABS, outra imposição da lei -- mas o sistema não é avaliado nos ensaios do NCAP, que trabalha apenas com segurança passiva (que entra em ação após o acidente).

À época do vexame, a Renault afirmou simplesmente que o Clio havia sido testado pelo Latin NCAP sem airbags porque as normas sul-americanas de segurança não exigiam o equipamento. "A partir de janeiro de 2014, todos os Clio serão comercializados com airbag para condutor e passageiro", disse a empresa, ressaltando o óbvio.

A segurança para crianças no banco de trás do Clio, no entanto, manteve a mesma nota no Latin NCAP: uma solitária estrela.

O Volkswagen Up, com lançamento previsto para o começo de fevereiro, recebeu cinco estrelas nos mesmos testes.

A importância dos airbags

  • Divulgação

    Renault Clio saltou de zero para três estrelas em segurança para adultos "devido à instalação dos airbags"; segurança para crianças no banco de trás continua ruim: uma estrela