Topo

Volkswagen Kombi, carismática e controversa, se aproxima do fim; assista

Do iCarros

26/11/2013 18h26

Primeiro modelo a ser montado pela Volkswagen no Brasil, em 1957, o utilitário Kombi se prepara para deixar a linha de produção ao final deste ano, após 56 anos de história. E é um pouco desta história que o site parceiro iCarros relata neste vídeo, o primeiro de uma mini-série.

Se a pecha de insegura é uma das muitas facetas conhecidas da Kombi -- muitos chegam a zombar dizendo que "o para-choque da perua é o joelho do motorista" --, o carisma também provoca reações apaixonadas de milhares de fãs pelo Brasil. Um deles é o próprio repórter Thiago Moreno, autor da videorreportagem.

Projeto simples, prático e, de certa forma, robusto, a Kombi somou fãs no Brasil ao longo do tempo e, com poucas atualizações, se manteve líder do segmento que ela própria determinou. Com a pressão da lei, no entanto, finalmente dará adeus: a partir de 2014, todo carro fabricado e/ou vendido no Brasil deverá ter airbags duplos frontais e freios com ABS (antiblocante) de série e a Volkswagen decidiu não investir mais no modelo.