Topo

Montadoras asiáticas são mais bem avaliadas por clientes brasileiros

Toyota Corolla foi o modelo médio melhor avaliado; fabricante também venceu índice de satisfação - Murilo Góes/UOL
Toyota Corolla foi o modelo médio melhor avaliado; fabricante também venceu índice de satisfação Imagem: Murilo Góes/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/08/2013 20h38

Os clientes de fabricantes asiáticas de automóveis são os mais satisfeitos no Brasil. A informação é de estudo realizado pela J.D. Power Brasil, especialista em análise do mercado automotivo, com proprietários de veículos novos comprados há 12 e 36 meses.

OS PREFERIDOS

  • Murilo Góes/UOL

    Os donos de Fiat Palio Fire apresentaram a maior satisfação na categoria de subcompactos

  • Divulgação

    Renault Logan foi um dos melhores avaliados entre os modelos compactos de entrada

  • Murilo Góes/UOL

    VW Voyage empatou no primeiro com o Logan

  • Divulgação

    Volkswagen Polo foi o compacto superior melhor avaliado pelos proprietários

Divulgado nesta quarta-feira (7), o estudo avalia anualmente a satisfação de compradores verificando quatro fatores: custo de propriedade (consumo de combustível, valor do seguro e custo de manutenção e reparo), experiência pós-venda, design e desempenho do veículo e qualidade e confiabilidade do carro. No Brasil, o custo de manutenção tem maior peso no estudo de satisfação e problemas com motor, câmbio e combustível foram os mais citados.

Pelo terceiro ano consecutivo, a japonesa Toyota foi a marca melhor avaliada pelos clientes, com 814 pontos. A conterrânea Honda aparece em segundo lugar, com 778 pontos. A sul-coreana Hyundai (771) ficou com a terceira posição. Outra japonesa, a Nissan (770), surge em quarto, com mais uma coreana, a Kia (768), em quinto. Só então aparecem marcas de outras procedências, como Citroën (739) e Chevrolet (735). A pontuação máxima é de 1.000 pontos.

A J.D. Power também avalia a satisfação de modelos por categoria. O Fiat Palio Fire foi o subcompacto melhor avaliado. Renault Logan e Volkswagen Voyage empataram em compactos de entrada. O Volkswagen Polo foi o melhor compacto superior, e o Toyota Corolla venceu entre os médios.

RECLAMAÇÕES
Apesar do bom índice de satisfação das marcas, a consultoria ainda registra um número elevado de reclamações dos clientes.

Os brasileiros donos de carros novos relataram 352 problemas a cada 100 unidades. Um índice superior ao registrado em outros países, como Alemanha (230) e Inglaterra (204).

"A alta incidência de problemas em relação à qualidade dos veículos reforça a percepção de que os carros produzidos no Brasil são de baixa qualidade", opina Jon Sederstrom, diretor nacional da J. D. Power Brasil.