Topo

Nissan anuncia venda do sedã Altima no Brasil em 2013

Nissan Altima é apresentado no Salão de São Paulo: sedã mostra que marca quer brigar de verdade - André Deliberato/UOL
Nissan Altima é apresentado no Salão de São Paulo: sedã mostra que marca quer brigar de verdade Imagem: André Deliberato/UOL

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/10/2012 09h21Atualizada em 28/10/2014 14h29

A Nissan abriu o primeiro dia de apresentações à imprensa do Salão do Automóvel de São Paulo 2012 nesta segunda-feira (22) com a estreia nacional do Altima e as apresentações do conceito Extreme e de uma versão especial do March, criada especialmente para as Olimpíadas de 2016.

  • Divulgação

    Conceito Extrem, que pode gerar SUV pequeno

O Altima, sucesso da marca nipônica nos Estados Unidos, chega ao Brasil no começo de 2013 para disputar mercado com sedãs como Ford Fusion, Volkswagen Passat e Hyundai Sonata.

Ainda sem preço definido, o modelo será importado inicialmente dos EUA, e depois do México. Em terras ianques, parte de US$ 21.500, com motor de 2,5 litros e 179 cavalos de potência acoplado ao câmbio XTronic CVT. Há uma configuração superior, com motorzão 3.5 de 266 cv.

É a confirmação de que a Nissan agora quer brigar no andar de cima do mercado, depois de gerar volume com o March. No Brasil, a fabricante vende os três-volumes Tiida, Versa e Sentra; nenhum deles um campeão de vendas, diga-se. Nos últimos meses, inclusive, vem testando no país sedãs de maior porte, como o japonês Fuga -- também vendido pela divisão de luxo Infiniti.

REPORTAGEM CHEGA DE ELÉTRICO

  • Divulgação

    O táxi elétrico que levou o jornalista ao Salão

A propósito, o March Rio 2016, revelado pelos atletas Clodoaldo Silva e Hortência, é, segundo a Nissan, a melhor forma de "mostrar que o Brasil é peça fundamental para a marca". O compacto (baseado na versão S) ganha adereços alusivos aos jogos olímpicos, mas nenhuma alteração mecânica.

Antecedido por teasers e muito suspense, surgiu o conceito Extrem, nome oficial do protótipo "criado e pensado para o público brasileiro". Embora a marca diga não ter planos de produção, ele traz elementos estéticos que podem inspirar futuros lançamentos, inclusive internacionais. A plataforma é a V, mesma do Versa.

Uma série especial de dez anos da pícape Frontier e o Leaf táxi, elétrico, além de toda a gama de modelos da Nissan, estão presentes no estande no Salão.