Citroën C3 de nova geração será lançado no Brasil em julho
A Citroën lança na segunda quinzena de julho a nova geração do hatch compacto C3, esperada no Brasil desde três anos atrás, quando foi apresentada na Europa. Por aqui, chega depois até de sua variação extra-luxo e extra-performance, a DS3.
O modelo, que desde 2003 sofreu alterações estéticas mínimas no Brasil, usa a base dos C3 Aircross e Picasso, mais parrudos que o delicado compacto tão querido pelas mulheres. Por isso o novo C3 chega mais longo, mais alto e mais largo que o atual, e traz sob o capô o novo motor 1.6 da PSA -- o EC5, bicombustível e com sistema de pré-aquecimento que dispensa o "tanquinho" de gasolina, usado para a ignição com etanol no tanque em dias frios.
O propulsor equipa também um carro de segmento superior, o hatch médio 308 da co-irmã Peugeot. São até 122 cavalos de potência. É possível que o novo C3 mantenha uma versão mais acessível dotada do atual motor 1.4, mas isso não foi confirmado na apuração de UOL Carros. Vale notar que dois dos rivais mais recentes e modernos do C3, o Chevrolet Sonic e o Ford New Fiesta, possuem apenas motor de 1,6 litro.
Novo C3, com passagem ao Brasil marcada para o final de julho, traz primeira mexida radical no compacto que foi lançado no país em 2003; rivais são Sonic e New Fiesta
Uma foto enviada recentemente pelo leitor Daniel Goldfreind Ribeiro mostra claramente o interior do C3. O carro estava parado num posto de gasolina em Guaratinguetá (SP). Já a foto externa é de Daniel Pilavjian, que flagrou o compacto prateado em Águas de Lindóia (SP).
A imagem permite ver um interior mais "maduro" que o do C3 atual, a começar do painel de instrumentos com indicadores analógicos, que substitui o digital. Um pen-drive inserido na área do porta-objetos do console denuncia uma entrada USB.
O volante da unidade flagrada, que deve ser da versão top, tinha base achatada como no Aircross, e atrás dele havia shift-paddles (aletas) para trocas de marcha manuais e mais esportivas.
A quem perguntar o porquê de instalar shift-paddles para operar um câmbio automático de meras quatro velocidades (como o da atual dupla C3/207), a resposta pode ser: e quem garante que o C3 não virá com um sistema de seis velocidades, possivelmente adaptado do trem-de-força dos PSA que usam o motor THP? A foto de Ribeiro revela um conjunto exatamente igual, por exemplo, ao do Peugeot RCZ. Anote: o Sonic tem câmbio automático de seis marchas, e o New Fiesta deve ganhar um em 2013.
Se isso se confirmar, fica clara a tentativa de colocar o C3 num patamar mais alto -- note também o parabrisa batizado de Visiospace, que invade parte do teto: segundo informações apuradas por UOL Carros ao longo das últimas semanas, o compacto vai ter (talvez apenas na versão top) parassóis deslizantes para evitar a incidência indesejada de sol no motorista e passageiro. O C4 Picasso é assim.
Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie as imagens para UOL Carros, com seu nome completo, RG ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagrante. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.
Para enviar, use o e-mail uolcarros@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.