Chevrolet Ônix começa a tomar forma em São Paulo
Até o atual momento, o projeto Ônix é certamente o mais misterioso do plano de renovação praticamente total da linha da General Motors no país. Pouco se sabe do compacto: as informações mais quentes e já conhecidas dos leitores de UOL Carros (quem ainda não viu, pode ler aqui) dão conta de que o modelo desenvolvido aqui no Brasil deva surgir no intervalo entre o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, e o final do ano.
Pouco se viu também, apesar das primeiras aparições datarem de fevereiro e de mulas do Corsa europeu de quarta geração (utilizadas no desenvolvimento da plataforma que deu origem a Cobalt, Sonic, Spin e que também deve ter seu envolvimento com o novo modelo) terem sido avistadas neste intervalo.
É certo que existirão carrocerias hatch e sedã, mas ainda não está definido se a GM fará o lançamento conjugado, a exemplo do Sonic, ou se deixará intervalo entre as apresentações, como fez com Cruze (o três-volumes) e Cruze Sport6 (dois-volumes).
Com a definição, porém, da estreia próxima da minivan Spin (no lugar de Meriva e Zafira) e o acerto no destino da nova Blazer, que também desembarca este ano (saiba mais aqui), a neblina deve começar a ceder e dar espaço a mais informações e novos flagrantes do modelo. Esta semana, o leitor Gustavo Ceresini presenciou o passeio de uma unidade do hatch com placas verdes de São Caetano do Sul (SP), sede da Chevrolet no ABC Paulista, pela cidade de Campos do Jordão, refúgio da elite paulista no inverno.
A mais interessantes das imagens, frontal, permite entrever detalhes da grade frontal e do conjunto óptico, que devem se assemelhar em estilo ao projeto da Spin, também com dedo da engenharia local: diferente do que ocorre no coreano Sonic, que tem grade bipartida com formas trapezoidais, Spin e muito provavelmente o Ônix contam a abertura em forma de escudo, com a base terminando em cunha. Outra foto permite visualizar o arremate da coluna traseira, onde o recorde da porta se distancia do arco do teto, que segue o estilo do Agile. Apesar de mal-executado neste modelo, é a mesma solução utilizada no Corsa D europeu -- de quem, esperamos, o Ônix pode herdar algum charme e requinte.
Quem também avistou o modelo na última quarta-feira foi o paulistano Paulo Sampaio: desta vez, o hatch exibia rodas mais esportivas, antecipando diferentes níveis de equipamentos e acabamentos para o modelo.
Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie as imagens para UOL Carros, com seu nome completo, RG ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagrante. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.
Para enviar, use o e-mail uolcarros@uol.com.br
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