Topo

Alckmin desmente cobrança de taxa para criar ciclofaixa em SP

Do UOL, em São Paulo

18/03/2012 21h18

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, descartou a possibilidade de criar uma taxa de incentivo ao uso de bicicleta a ser cobrada de motoristas de carros movidos a gasolina, informou o jornal Folha de S.Paulo deste domingo (18).

Segundo o texto da Folha (aqui, a íntegra para assinantes), Alckmin negou a criação da "ciclotaxa" através de nota oficial divulgada no sábado, e explicou que a nova tributação sequer teria sido discutida pelo governo.

O governo estadual, segundo Alckmin, já teria outros programas de incentivo ao uso de bicicleta e de construção de ciclofaixas, assim como estaria se empenhando em reduzir a carga tributária e aumentar a eficiência no uso do dinheiro público.

A cobrança de valores entre R$ 15 e R$ 25 anuais, juntamente com o IPVA, havia sido proposta pelo Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente), com o aval de 19 representantes da gestão e do secretário Bruno Covas (Ambiente), após reunião em fevereiro, conforme publicou a edição de sábado da Folha (o texto, também para assinantes, pode ser visto aqui).

Entre as taxas cobradas de donos de automóveis em São Paulo, estão o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), o Dpvat (seguro obrigatório para veículos automotores de via terrestre) e, na cidade de São Paulo, a taxa de inspeção ambiental.