Topo

Honda pede que usuário faça música para ter novo Civic; no Brasil, carro deve atrasar

Acima, imagem de divulgação da campanha do Honda Civic 2012 no Facebook - Reprodução
Acima, imagem de divulgação da campanha do Honda Civic 2012 no Facebook Imagem: Reprodução

Da Redação

17/05/2011 13h17Atualizada em 17/05/2011 19h51

Inúmeras fabricantes de automóveis possuem perfis e páginas em diferentes redes sociais, seja para antecipar novidades, divulgar mais detalhes, realizar promoções ou simplesmente mostrar que são "amigas" do consumidor. Algumas, porém, vão além: a Honda dos Estados Unidos pede mais do que o tradicional clique no botão "curtir" e incita o público a trabalhar -- ou em outros termos, a fazer uma serenata para o novo Civic a ser publicada na página oficial do modelo no Facebook (veja aqui), executada no lançamento do modelo e divulgada na campanha online do carro, que está chegando ao mercado norte-americano -- por aqui, o lançamento do novo modelo era esperado para o segundo semestre, mas deve atrasar e ficar apenas para 2011, em virtude dos estragos provocados pelo terremoto no Japão (saiba mais aqui).

O objetivo da marca com a promoção "The Sounds of Civic" (título que faz trocadilho com a célebre canção "The Sound of Silence" da dupla Paul Simon e Art Gurfunkel) é "celebrar a chegada da inédita nona geração do Honda Civic" promovendo uma competição válida apenas em território americano em que o público vai criar e escolher a música-tema da campanha de lançamento do modelo nos EUA, que acontece em julho. O compositor da música selecionada pela Honda vai ganhar um Civic 2012 zero-quilômetro, enquanto as oito melodias mais votadas pelo público receberão prêmios de US$ 2.500 (cerca de R$ 4 mil) em instrumentos musicais.

POR AQUI
O Brasil também já viu campanhas em redes sociais que pediam a participação ativa do consumidor em troca de convites para o lançamento de um modelo e até de carros novos para o ganhador da promoção. Uma delas gerou muita polêmica: em novembro de 2010 a Nissan anunciou a distribuição de dois exemplares do médio Tiida entre usuários do Twitter e do Facebook, tendo como critério a popularidade -- mais citações na primeira ferramenta ou mais popularidade na segunda (saiba mais em texto do Carsale). A promoção, no entanto, gerou suspeita de fraude por parte de um dos participantes e teve de ser modificada (releia texto da Folha.com).

NOVO CIVIC
Anunciado como carro-conceito no Salão de Detroit em janeiro e, dias depois, confirmado como sendo a nona geração do modelo japonês, o Civic 2012 estará disponível nos Estados Unidos em sete variantes, conta que inclui carrocerias sedã de quatro portas ou cupê, motores a gasolina de 1,8 l e 140 cv, 2,4 l e 200 cv (versão esportiva Si), bem como os modelos movidos a gás natural ou com propulsão híbrida (motor a gasolina de 110 cv aliado a motor elétrico e baterias de íons de lítio). Os câmbios serão o automático de cinco marchas, o CVT (para o híbrido) e o manual de seis marchas (no esportivo Si sedã ou cupê).

No Brasil, apenas a versão de quatro portas é esperada, e deve usar (muito provavelmente) a mecânica do modelo atual. A faixa de preços ainda é um mistério neste momento.