Topo

Venda de carros novos recua 10% em maio; dupla Mille/Uno derruba Palio para 5º

Da Redação

02/06/2010 11h35

O relatório de vendas para o mês de maio, divulgado nesta quarta-feira (2) pela Fenabrave (entidade que representa os distribuidores do setor automotivo) aponta uma já esperada queda de 10,01% em relação a abril, confirmando a retração do mercado após o final da isenção do IPI, mas -- mais importante -- mostra também uma alteração no panorama do principal filão do setor, o de carros de passeio. O recém-lançado Fiat Novo Uno canibalizou o "primo" Palio, tradicional vice-líder do mercado, que caiu do segundo para o quinto lugar. As outras duas posições perdidas pelo hatch da Fiat são ocupadas por Chevrolet Classic e Volkswagen Fox/CrossFox, ambos atualizados recentemente.

  • Murilo Góes/UOL

    Acima, o Novo Uno, que canibalizou vendas do Palio e assumiu segunda posição em vendas ao lado do veterano Mille.

    Abaixo, o médio i30, da coreana Hyundai, que segue crescendo e ocupou a quinta posição entre montadoras -- que antes era da Renault

  • Murilo Góes/UOL

Com um total de 235.674 unidades de carros e veículos comerciais leves emplacados no último mês, o segmento de carros de passeio e comerciais leves praticamente retornou ao nível de um ano atrás, quando 237.374 unidades foram comercializadas. 

De janeiro a maio, 1.248.072 automóveis foram emplacados, o que representa alta de 13,06% em relação ao mesmo período de 2009, quando o acumulado chegou a 1.103.889 unidades.

Na soma de todos os veículos emplacados no país em maio -- incluindo motos, caminhões, ônibus e implementos rodoviários --, o total chegou a 405.833 unidades, queda de 5,68% em relação a abril, quando 430.277 unidades foram registradas. Em relação a maio de 2009, quando 388.567 unidades foram emplacadas, a alta foi de 4,44%.  

MAIS VENDIDOS
Com este panorama, a lista de automóveis mais vendidos no país segue com predomínio de veículos compactos nas primeiras posições, liderados pelo hatch Volkswagen Gol/ Gol G4 (24.236 unidades no mês).

A partir daí, entretanto, mudanças começam a ser notadas. O rival Fiat Palio (10.448 unidades) despencou da segunda para a quinta colocação, provavelmente por conta da chegada do Novo Uno, que tirou vendas do "primo" e as acrescentou ao saldo do veterano Mille, formando a dupla da segunda posição na lista, com 14.164 vendas.

Por conta do método adotado pela Fenabrave, diferentes gerações que convivem no mercado são classificadas como um único veículo no ranking de mais vendidos. Por esta lógica, o novo Gol e o Gol anterior, da quarta geração, ocupam a liderança, e Chevrolet Classic, que um dia foi Corsa Sedan, soma suas vendas com o atual Corsa três-volumes. O método é mantido para o Novo Uno e o veterano Mille -- UOL Carros, no entanto, discorda desta mescla, por ver no projeto "round square" do Uno recém-lançado um carro totalmente diferenciado do modelo lançado nos anos 1980. 

A relação dos 15 modelos mais vendidos no mês de maio, considerando carros e veículos comerciais leves, fica assim (o número entre parênteses representa o total acumulado de vendas no ano, de janeiro a maio):

1. Volkswagen Gol - 24.236 unidades (109.630 unidades)
2. Fiat Mille/Novo Uno - 14.164 (63.861)
3. Chevrolet Classic/Corsa Sedan - 11.377 (48.027)
4. Volkswagen Fox/CrossFox - 10.671 (54.055)
5. Fiat Palio - 10.448 (63.462)
6. Chevrolet Celta - 9.404 (59.830)
7. Fiat Strada - 9.104 (42.382)
8. Fiat Siena - 8.441 (50.286)
9. Volkswagen Voyage - 5.947 (30.337)
10. Volkswagen Saveiro - 5.649 (22.710)
11. Ford Ka - 5.309 (36.833)
12. Chevrolet Prisma - 4.455 (26.884)
13. Chevrolet Agile - 4.428 (24.175)
14. Ford Fiesta - 4.401 (33.894)
15. Toyota Corolla - 4.329 (21.850)

MONTADORAS
Diferentemente da lista de modelos mais vendidos, porém, a ordem de participação das principais montadoras do país foi ligeiramente alterada no último mês, com a Hyundai assumindo a quinta colocação e confirmando o forte movimento de ascenção -- a empresa sul-coreana já é líder entre as chamadas newcommers  -- empresas que surgiram após a abertura do mercado nacional na década de 1990.

Assim, a lista das dez primeiras montadoras no mercado automotivo brasileiro em maio ficou assim (em destaque, dentro dos parênteses, o índice de participação) : 

1. Fiat - 54.939 unidades (23,31%)
2. Volkswagen - 54.254 (23,02%)
3. Chevrolet - 46.519 (19,74%)
4. Ford - 19.988 (8,48%)
5. Hyundai - 8.761 (3,72%)
6. Honda - 8.497 (3,61%)
7. Renault - 8.209 (3,48%)
8. Toyota - 7.818 (3,32%)
9. Citroën - 5.971 (2,53%)
10. Peugeot - 5.955 (2,53%)