Novo Fox tenta acrescentar 'sofisticação' ao espaço
CLAUDIO DE SOUZA
Enviado especial a Brasília (DF)
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Principal novidade do novo Volkswagen Fox está na frente, com faróis e grade formando um conjunto afilado, padrão europeu visto no cupê Scirocco e nos novos Golf e Polo
Fox 1.0: R$ 29.990 (duas portas) e R$ 31.830 (quatro portas)
Fox 1.6: R$ 34.800 e R$ 39.104 (com ar-condicionado e trio elétrico)
Fox Prime: R$ 36.930 e R$ 40.745 (ar e trio)
Fox 1.6 I-Motion: R$ 37.290 e R$ 42.503 (ar e trio)
Fox Prime I-Motion: R$ 39.400 e R$ 43.306 (ar e trio)
ÁLBUM DE FOTOS |
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TETO ELEVADO
Hoje o sexto carro mais vendido do Brasil, o Fox não sofria alterações significativas desde seu lançamento, em 2003. O modelo surgiu com a proposta de oferecer mais espaço interno e funcionalidade num mercado em que cada vez mais mulheres (e os badulaques que as acompanham) estão ao volante, e onde a população aos poucos vai ficando mais alta -- daí o conceito de "high roof", ou teto elevado, sensível especialmente pelos passageiros de trás. Com essa fórmula, desenvolvida 100% no Brasil, o Fox sobreviveu ao recall para prevenir acidentes no rebatimento do encosto traseiro, operação que feriu seriamente alguns proprietários, e também ao lançamento do novo Gol, que não o canibalizou, como apostavam dez entre dez jornalistas automotivos. Quem sofreu foi o Polo, um carro muito superior aos dois primos de marca.
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Traseira teve poucas mudanças: vinco horizontal na tampa do porta-malas, para-choque mais robusto com lanterna de neblina integrada e mudança no layout interno das lanternas
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Motor 1.0 do Novo Fox entrega 72/76 cv, com torque de 9,7/10,6 kgfm (gasolina/álcool)
Por dentro, em todas as versões nota-se menos plástico e mais tecido no acabamento. Os inomináveis mostradores do painel antigo, que pareciam transplantados de uma motocicleta, foram descartados em favor de um conjunto com quatro mostradores redondos, inclusive os de temperatura e combustível (uma solução presente em carros superiores da Volks, como o Passat). Estes dois últimos ficam dentro, respectivamente, do conta-giros e do velocímetro. Ao centro há a telinha do computador de bordo (opcional). O resultado, diga-se, ficou digno de figurar num salão europeu de automóveis.
Antes tarde do que nunca: o porta-luvas finalmente ganhou uma tampa. Além disso, todos os porta-trecos foram conservados -- são 17 na carroceria de quatro portas, 15 na de duas. Entre eles, a requisitada gaveta sob o banco do motorista. Já o porta-malas, que parte de modestos 260 litros, pode chegar a 1.016 litros de capacidade com rebatimento total -- passando por 353 litros se o banco traseiro for deslocado para a frente.
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Por dentro, mostradores circulares com computador de bordo central têm desenho similar ao adotado nos novos Golf e Polo europeus; volante similar ao do Passac CC é item opcional
UOL Carros experimenta o novo Fox na tarde desta terça (27), e em seguida publica suas impressões sobre o modelo da Volks.
*Viagem a convite da Volkswagen do Brasil