Toyota planeja voltar a lucrar nos EUA em 2010

Da Redação, com agências internacionais

Após anunciar queda nas vendas na América do Norte, a Toyota pretende voltar a ser rentável naquela região já no próximo ano, declarou Yoshimi Inaba, novo diretor regional da montadora.

De acordo com a agência Automotive News, Inaba disse a um grupo de repórteres japoneses que a Toyota não terá problemas para atingir sua meta de 1,6 milhão de veículos vendidos nos Estados Unidos este ano. Já o volume total de veículos-leves produzidos no país deve ser de pelo menos 10 milhões em 2009, previu Inaba.

Após relatar uma queda menos acentuada no quarto trimestre -- o que significa o período mais rentável da empresa desde o auge da crise econômica -- a Toyota afirmou esperar estabilidade para o próximo ano fiscal, que começa em 1º de abril de 2010.

LÍDER NOS EUA

Indagado sobre a possibilidade da Toyota retomar a liderança de vendas nos Estados Unidos da GM, Inaba afirmou: "Não temos a ambição de nos tornarmos a melhor montadora de vendas, mas penso que estamos em evolução."

"Minha tarefa mais iminente é trazer os nossos negócios norte-americanos de volta à estabilidade. Cortes de custo são importantes, mas há um limite para eles. Temos de vender muito."

UOL Cursos Online

Todos os cursos