BMW 118i vem a R$ 95 mil e engrossa disputa com Audi A3 e Mercedes Classe B
EUGÊNIO AUGUSTO BRITO
Da Redação
Atualizado às 16h30
Após dedicar o primeiro semestre à "aclimatação" da marca Mini em solo brasileiro, que culminou com a chegada do Cooper conversível, o grupo BMW anunciou nesta quarta-feira (10), em São Paulo, seis lançamentos da marca-mãe até o final de 2009 e uma promessa para o futuro. O principal deles, do ponto de vista mercadológico, é o hatch 118i, nova versão de entrada da Série 1 da BMW para o mercado nacional, com preço inicial estimado em R$ 95 mil.
Programado para chegar às concessionárias da rede em julho, o BMW 118i estará equipado com motor de 2,0 litros de quatro cilindros. Embora o nome remeta a uma motorização 1.8, o modelo utiliza um propulsor de 1.995 cc, semelhante ao utilizado no 120i, mas de menor potência: são 136 cv a 5.750 rpm, com torque de 18 kgfm aos 3.250 giros. Com opção de câmbio manual ou automático de seis marchas, o novo Série 1 pode chegar a velocidade máxima de 204 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 10 segundos, segundo dados divulgados pelo fabricante.
Com estas características, o BMW 118i já tem concorrência definida: vai brigar com o Audi A3 Sportback 1.6L MPI (R$ 102.464 na tabela Fipe) e com o Mercedes-Benz Classe B 170 (R$ 97.436 pela Fipe, mas que pode ser encontrado por R$ 96.900) pela supremacia de um segmento dominado pela trinca alemã, o de hatches premium. A chave para conseguir bons resultados é "sair da marca psicológica dos R$ 100 mil e atrair entre 10% e 12% mais consumidores", segundo Jorg Dornbusch, presidente da BMW. A solução para alcançar este objetivo é racional (além de polêmica) e comum às três marcas: cortar a lista de itens de conforto, obtendo configurações mais modestas.
No caso do 118i foram suprimidos itens como ar-condicionado digital, faróis de xenônio, teto solar elétrico e sensor de estacionamento. O revestimento de bancos abusa do tecido, com detalhes feitos de couro, mas sempre com boa qualidade de acabamento. A maioria das regulagens do banco do motorista e da coluna de direção são feitas manualmente (a exceção fica para o ajuste lombar do banco, elétrico).
Com carroceria de cinco portas, o 118i mede 4,23 m de comprimento, 1,74 m de largura e 1,42 m de altura. A distância entre-eixos mede bons 2,66 m, mas o novo Série 1 é pensado do ponto de vista do motorista e de seu carona, oferecendo pouco conforto para quem vai atrás: se o motorista tiver pouco mais de 1,80 m e se valer de todos os ajustes para encontrar uma boa posição de condução vai tirar toda a possibilidade de uma terceira pessoa ocupar o banco traseiro. A não ser, é claro, que este ocupante seja um bebê devidamente acomodado no bebê-conforto, equipamento que pode ser corretamente instalado por meio de presilhas do tipo Isofix existentes.
A BMW espera vender entre 700 e 800 unidades do 118i até dezembro. Mesmo com o mercado relativamente aquecido para modelos do segmento premium, os números podem ser considerados ousados. De acordo com a Fenabrave, a marca vendeu apenas 383 unidades do 120i e outras 18 do 130 i nos cinco primeiros meses do ano.
CUPÊ
As outras cinco novidades da BMW fogem da briga pelo consumidor e voltam ao patamar de carros de status, com preços extremamente altos, como é habitual para marcas consideradas premium. São eles o cupê 135i (R$ 226 mil) e o roadster Z4 (a partir de R$ 217 mil), também apresentados nesta quarta, além dos utilitários esportivos com pacote de alta performance X5 M e X6 M, além do ainda misterioso X1, que deve servir como trampolim para o segmento SUV da marca. Os três últimos não tiveram preços revelados.
Salão de Detroit em janeiro, conta com design assinado por uma dupla feminina -- Nadya Arnout e Juliane Blasi, -- do centro californiano Designworks. Com duas versões de motorização e acabamento, tem preços de R$ 217 mil (2.3i) e R$ 307 mil (3.5i).
Há ainda a possibilidade de chegada de um sétimo modelo, o sedã de atividade progressiva (PAS, na sigla em inglês) Série 5 GT, que será lançado na Europa, em outubro. O entrave está no preço do modelo, calculado entre 40 e 50 mil libras (na faixa dos R$ 130 mil e R$ 160 mil), não computados os pesados encargos de importação. De acordo com representantes da marca alemã, será inviável trazer o modelo se a demanda do país não absorver algo acima de 70 unidades mensais.
Após dedicar o primeiro semestre à "aclimatação" da marca Mini em solo brasileiro, que culminou com a chegada do Cooper conversível, o grupo BMW anunciou nesta quarta-feira (10), em São Paulo, seis lançamentos da marca-mãe até o final de 2009 e uma promessa para o futuro. O principal deles, do ponto de vista mercadológico, é o hatch 118i, nova versão de entrada da Série 1 da BMW para o mercado nacional, com preço inicial estimado em R$ 95 mil.
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BMW 118i, com motor 2.0 de 136 cv, vem brigar com Audi A3 e Mercedes-Benz Classe B
ÁLBUM DE FOTOS |
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PACOTÃO PREMIUM
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Acima, o motor 2.0 de 136 cv do novo hatch 118i.
Abaixo, duas apostas de alto nível (e preço elevado) da marca alemã: o cupê 135i (1º foto) chega no segundo semestre por R$ 226 mil... -
... enquanto o roadster Z4 desembarca em julho com duas versões e preços a partir de R$ 217 mil
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Com carroceria de cinco portas, o 118i mede 4,23 m de comprimento, 1,74 m de largura e 1,42 m de altura. A distância entre-eixos mede bons 2,66 m, mas o novo Série 1 é pensado do ponto de vista do motorista e de seu carona, oferecendo pouco conforto para quem vai atrás: se o motorista tiver pouco mais de 1,80 m e se valer de todos os ajustes para encontrar uma boa posição de condução vai tirar toda a possibilidade de uma terceira pessoa ocupar o banco traseiro. A não ser, é claro, que este ocupante seja um bebê devidamente acomodado no bebê-conforto, equipamento que pode ser corretamente instalado por meio de presilhas do tipo Isofix existentes.
A BMW espera vender entre 700 e 800 unidades do 118i até dezembro. Mesmo com o mercado relativamente aquecido para modelos do segmento premium, os números podem ser considerados ousados. De acordo com a Fenabrave, a marca vendeu apenas 383 unidades do 120i e outras 18 do 130 i nos cinco primeiros meses do ano.
CUPÊ
As outras cinco novidades da BMW fogem da briga pelo consumidor e voltam ao patamar de carros de status, com preços extremamente altos, como é habitual para marcas consideradas premium. São eles o cupê 135i (R$ 226 mil) e o roadster Z4 (a partir de R$ 217 mil), também apresentados nesta quarta, além dos utilitários esportivos com pacote de alta performance X5 M e X6 M, além do ainda misterioso X1, que deve servir como trampolim para o segmento SUV da marca. Os três últimos não tiveram preços revelados.
O roadster Z4 2010, segunda geração do cupê conversível, é muito provavelmente o mais instigante dos cinco modelos citados. Feito para o mercado norte-americano e mostrado ao mundo no
Salão de Detroit em janeiro, conta com design assinado por uma dupla feminina -- Nadya Arnout e Juliane Blasi, -- do centro californiano Designworks. Com duas versões de motorização e acabamento, tem preços de R$ 217 mil (2.3i) e R$ 307 mil (3.5i).
Há ainda a possibilidade de chegada de um sétimo modelo, o sedã de atividade progressiva (PAS, na sigla em inglês) Série 5 GT, que será lançado na Europa, em outubro. O entrave está no preço do modelo, calculado entre 40 e 50 mil libras (na faixa dos R$ 130 mil e R$ 160 mil), não computados os pesados encargos de importação. De acordo com representantes da marca alemã, será inviável trazer o modelo se a demanda do país não absorver algo acima de 70 unidades mensais.