Lucro da Tata Motors cai 50,7% no último ano fiscal
O gigante automobilístico indiano Tata Motors registrou queda em seu lucro líquido de 50,7% durante o último ano fiscal, informou nesta sexta-feira (29) a companhia em comunicado.
No ano financeiro 2008-2009, o lucro da Tata Motors ficou em 10,012 bilhões de rúpias (cerca de US$ 212 milhões), enquanto no exercício anterior o número tinha chegado a mais do dobro.
A empresa avaliou em 285,992 bilhões de rúpias sua renda no recém fechado ano fiscal, frente aos 330,939 bilhões de 2007-2008. No entanto, a empresa admitiu que os dois pacotes de estímulo fiscal aprovados pelo governo no último período do ano passado "ajudaram" a recuperar vendas.
Durante o último período de referência, o gigante automobilístico indiano vendeu 506.421 veículos, quase 80 mil menos que em 2007-2008.
A Tata Motors explicou que "o impacto" mais severo para a companhia foi a queda das vendas de grandes veículos, enquanto outros pequenos utilitários como o Tata Ace e o Tata Magic continuam "melhorando sua penetração" no mercado.
O gigante automobilístico aproveitou para lembrar seus dois grandes lucros nos últimos 12 meses: a aquisição das marcas de luxo Jaguar e Land Rover em junho de 2008 e o lançamento do Nano, o chamado carro mais barato do mundo, em março de 2009. A companhia investiu 20 bilhões de rúpias neste projeto.
O setor automobilístico indiano foi um dos mais atingidos pela crise financeira internacional, que fez a venda de veículos na Índia cair notavelmente por causa da falta de liquidez e da concessão de créditos.
No ano financeiro 2008-2009, o lucro da Tata Motors ficou em 10,012 bilhões de rúpias (cerca de US$ 212 milhões), enquanto no exercício anterior o número tinha chegado a mais do dobro.
A empresa avaliou em 285,992 bilhões de rúpias sua renda no recém fechado ano fiscal, frente aos 330,939 bilhões de 2007-2008. No entanto, a empresa admitiu que os dois pacotes de estímulo fiscal aprovados pelo governo no último período do ano passado "ajudaram" a recuperar vendas.
Durante o último período de referência, o gigante automobilístico indiano vendeu 506.421 veículos, quase 80 mil menos que em 2007-2008.
A Tata Motors explicou que "o impacto" mais severo para a companhia foi a queda das vendas de grandes veículos, enquanto outros pequenos utilitários como o Tata Ace e o Tata Magic continuam "melhorando sua penetração" no mercado.
O gigante automobilístico aproveitou para lembrar seus dois grandes lucros nos últimos 12 meses: a aquisição das marcas de luxo Jaguar e Land Rover em junho de 2008 e o lançamento do Nano, o chamado carro mais barato do mundo, em março de 2009. A companhia investiu 20 bilhões de rúpias neste projeto.
O setor automobilístico indiano foi um dos mais atingidos pela crise financeira internacional, que fez a venda de veículos na Índia cair notavelmente por causa da falta de liquidez e da concessão de créditos.