Em 2010, China produzirá o dobro de veículos de que precisa

Pequim, 15 nov (EFE).- A China produzirá mais que o dobro de veículos necessário em 2010 se os investimentos no setor continuarem aumentando no ritmo atual, informou hoje o jornal governista China Daily.

A produção de veículos na China chegará aos 20 milhões de unidades em 2010, quando se espera que o nível de vendas chegue a nove milhões, segundo Chen Bin, responsável do setor na Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento.

"O setor enfrenta uma grave situação de excesso de produção", advertiu Chen, citado pela agência oficial Xinhua.

A capacidade atual de produção é de 8 milhões de veículos ao ano, um número que aumentará para 10,2 milhões de unidades ao ano quando algumas instalações com capacidade para produzir 2,2 milhões de automóveis estiverem acabadas.

Multinacionais do setor como Volkswagen, General Motors Corp. e Toyota Motor Corp. investiram um total de US$ 15 bilhões para triplicar a capacidade anual até mais de sete milhões de veículos em 2008, com a ameaça da superprodução.

As vendas de automóveis nos dez primeiros meses do ano aumentaram apenas 17,9% na China. Em 2004 o aumento foi de 15% depois de o Governo frear os créditos no setor, após as vendas em 2003 terem duplicado.

Especialistas prevêem um crescimento de entre 10 e 15% em 2005, já que o endurecimento da concessão de créditos continua com o objetivo de frear o excesso de investimento na economia chinesa, a sétima do mundo.

UOL Cursos Online

Todos os cursos