GM se esforça para divulgar seus automóveis de menor consumo
Detroit (EUA), 25 out (EFE).- A General Motors exibirá na mostra da Associação do Mercado de Equipamentos Especiais (Sema, na sigla em inglês), que será realizada em Las Vegas entre os dias 1º e 4 de novembro, 25 veículos de pequeno porte, um sinal de que pode alterar seu plano de produção de veículos em um futuro próximo.
A decisão de comparecer ao principal salão de acessórios especializados para a indústria automobilística com veículos considerados pequenos para o mercado americano é considerada parte de uma campanha da GM para modificar sua imagem de construtora de automóveis grandes e de elevado consumo de combustível.
O aumento no preço da gasolina nos Estados Unidos pegou a GM desprevenida, com um alto número de veículos de consumo elevado e poucas alternativas entre os modelos mais econômicos, o que foi considerado fundamental para a queda na cotação das ações da companhia.
Cerca de 40% da produção total da GM nos Estados Unidos e Canadá é composta por jipes denominados SUV (Sport Utility Vehicle). Na primeira metade do ano as vendas desse mercado tiveram queda de 50% nos Estados Unidos.
A GM teve prejuízo de US$ 4,1 bilhões na América do Norte nos primeiros nove meses do ano.
Em comparação, apenas 25% dos veículos produzidos pelo Grupo Chrysler são SUV.
Recentemente o presidente da GM, Rick Wagoner, declarou ao jornal Financial Times que a empresa tem planos de aumentar sua produção de veículos de pequeno porte caso a demanda por carros de baixo consumo se mantiver durante os próximos meses.
"Se olharmos a tendência de vendas dos últimos 45 dias e a estendermos para o próximo ano, teremos um plano de produção significativamente diferente do que teríamos há 45 dias atrás", afirmou Wagoner.
Além do Cobalt e do Solstice - um pequeno veículo esportivo que recebeu críticas favoráveis por parte da imprensa especializada americana -, a General Motors levará para Las Vegas o novo Chevrolet HHR, o Pontiac G6, o Saturn Ion e o novo Sky, assim como o menor modelo do Hummer, o H3.
A General Motors ressaltou que "estes veículos de consumo reduzido são perfeitos para quem prefere gastar mais com um grande sistema de áudio do que no posto de gasolina".
A GM destacou que as vendas do modelo HHR cresceram 55% em agosto, e que as vendas do Cobalt seguem um ritmo semelhante, "com mais de 40% de vendas até o momento" a novos clientes da companhia.
Mark LaNeve, vice-presidente da GM para vendas na América do Norte, disse que é excelente sinal de que "os amantes de carros pensem que temos veículos perfeitos" e que "nossos pequenos carros e caminhonetes de consumo reduzido estão oferecendo um novo atrativo".
A decisão de comparecer ao principal salão de acessórios especializados para a indústria automobilística com veículos considerados pequenos para o mercado americano é considerada parte de uma campanha da GM para modificar sua imagem de construtora de automóveis grandes e de elevado consumo de combustível.
O aumento no preço da gasolina nos Estados Unidos pegou a GM desprevenida, com um alto número de veículos de consumo elevado e poucas alternativas entre os modelos mais econômicos, o que foi considerado fundamental para a queda na cotação das ações da companhia.
Cerca de 40% da produção total da GM nos Estados Unidos e Canadá é composta por jipes denominados SUV (Sport Utility Vehicle). Na primeira metade do ano as vendas desse mercado tiveram queda de 50% nos Estados Unidos.
A GM teve prejuízo de US$ 4,1 bilhões na América do Norte nos primeiros nove meses do ano.
Em comparação, apenas 25% dos veículos produzidos pelo Grupo Chrysler são SUV.
Recentemente o presidente da GM, Rick Wagoner, declarou ao jornal Financial Times que a empresa tem planos de aumentar sua produção de veículos de pequeno porte caso a demanda por carros de baixo consumo se mantiver durante os próximos meses.
"Se olharmos a tendência de vendas dos últimos 45 dias e a estendermos para o próximo ano, teremos um plano de produção significativamente diferente do que teríamos há 45 dias atrás", afirmou Wagoner.
Além do Cobalt e do Solstice - um pequeno veículo esportivo que recebeu críticas favoráveis por parte da imprensa especializada americana -, a General Motors levará para Las Vegas o novo Chevrolet HHR, o Pontiac G6, o Saturn Ion e o novo Sky, assim como o menor modelo do Hummer, o H3.
A General Motors ressaltou que "estes veículos de consumo reduzido são perfeitos para quem prefere gastar mais com um grande sistema de áudio do que no posto de gasolina".
A GM destacou que as vendas do modelo HHR cresceram 55% em agosto, e que as vendas do Cobalt seguem um ritmo semelhante, "com mais de 40% de vendas até o momento" a novos clientes da companhia.
Mark LaNeve, vice-presidente da GM para vendas na América do Norte, disse que é excelente sinal de que "os amantes de carros pensem que temos veículos perfeitos" e que "nossos pequenos carros e caminhonetes de consumo reduzido estão oferecendo um novo atrativo".