Veículos representam 62,5% do valor das compras pela internet

Rio de Janeiro, 25 ago (EFE).- A aquisição de veículos representou 62,5% das compras no valor de R$ 4,602 bilhões feitas pelos brasileiros através da internet no primeiro semestre de 2005.

Os consumidores fizeram negócios com automóveis no valor de R$ 2,874 bilhões nos primeiros seis meses do ano, segundo um relatório divulgado nesta quinta-feira pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.

De acordo com o estudo, o total de vendas pela internet no país aumentaram 30,66% no primeiro semestre, em comparação aos primeiros seis meses de 2004.

O valor pode subir para R$ 9,8 bilhões no final do ano, segundo as projeções da Câmara.

"Um estudo recente mostrou que, para cada transação feita on line, a internet é diretamente responsável por pelo menos outras quatro compras no comércio tradicional", disse o diretor-executivo da Câmara, Cid Torquato, em referência às pessoas que procuram artigos na rede mas deixam para comprar nas lojas.

"Por isso, podemos concluir que a internet é diretamente responsável por negócios no comércio varejista no valor de cerca de R$ 50 bilhões por ano", disse Torquato.

O executivo admitiu que as compras virtuais refletem a desigualdade no país, já que indicam apenas o consumo das pessoas de maior renda.

"O comércio pela internet só terá expressão no país quando for adotado pelas classes de menor recurso, o que deve levar cerca de oito anos porque, além de cultural, o problema é econômico e diz respeito a dificuldades de acesso ao crédito ou ter computadores", disse Daniel Domeghetti, vice-presidente de Conhecimento e Métricas da Câmara.

Os números fazem parte do índice de Varejo Online (VOL) que a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico e a empresa de consultoria E-Consulting divulgam a cada semestre.

O índice inclui as vendas de automóveis através da internet, os negócios das lojas virtuais e dos sites de leilões, e as vendas do setor turístico através da rede mundial de computadores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos