PUBLICIDADE
Topo

Carros a hidrogênio avançam em Sydney com acordo da Hyundai

Hyundai fecha acordo para fornecimento de carros movidos a hidrogênio na Austrália  - Murilo Góes/UOL
Hyundai fecha acordo para fornecimento de carros movidos a hidrogênio na Austrália Imagem: Murilo Góes/UOL

James Thornhill

10/08/2020 16h49

Veículos movidos a hidrogênio logo poderão ser vistos com maior frequência nas ruas da maior cidade da Austrália: a Hyundai Motor fechou um acordo para o fornecimento do combustível de emissão zero com produtores locais.

A Hyundai Australia assinou memorando de entendimento com a Jemena e com a Coregas para produzir e fornecer hidrogênio gerado a partir de energia solar e eólica para o polo da empresa sul-coreana em Sydney a partir de 2021.

"A falta de infraestrutura crítica de reabastecimento é regularmente citada como um freio de mão para as vendas de veículos a hidrogênio", disse Frank Tudor, diretor-gerente da Jemena, em comunicado. O acordo "é uma oportunidade de demonstrar que o gás hidrogênio gerado de forma renovável pode ser disponibilizado diretamente para os setores de veículos e transportes", disse.

Veículos elétricos de células a combustível combinam hidrogênio e oxigênio para produzir eletricidade, o que aciona o motor. Esse tipo de veículo totalmente carregado pode percorrer cerca de 650 quilômetros, com alcance maior do que veículos elétricos puros, que geralmente percorrem até 150 quilômetros.

A indústria global de veículos movidos a hidrogênio foi estimada em cerca de US$ 650 milhões em 2018 e deve crescer rapidamente nos próximos anos, de acordo com a Jemena, controlada pela State Grid of China e Singapore Power. O showroom Macquarie Park da Hyundai em Sydney é atualmente o único local de reabastecimento de hidrogênio na Austrália. Outro está em construção em Canberra, com mais unidades planejadas para Melbourne e Brisbane.

O governo australiano também busca construir uma indústria de exportação de hidrogênio na próxima década aproveitando as vantagens naturais do país no uso de energia renovável para fabricar o combustível.