Topo

Tesla Model Y chega para dar fôlego a Elon Musk

Tesla Model Y encoberto: um mini-Model X, mas que não chega tão cedo ao mercado - Reprodução
Tesla Model Y encoberto: um mini-Model X, mas que não chega tão cedo ao mercado
Imagem: Reprodução

Dana Hull

Em San Francisco (EUA)

14/03/2019 22h39

Elon Musk precisa de uma vitória, por isso ele está tirando uma página de uma cartilha testada e aprovada: dar uma festa para um produto que não estará disponível por meses ante uma plateia cheia de fãs.

A revelação da quinta-feira à noite do lançamento do Model Y vem depois de um grande fracasso. A tentativa da Tesla de "causar"com a tão esperada chegada de uma versão de US$ 35.000 do Model 3 foi ofuscada por Musk alertando que uma perda é provável no primeiro trimestre, e por sua decisão cega de fechar quase todas as lojas da empresa.

Dez dias depois, o CEO voltou atrás. E o tempo todo, Musk estava novamente lutando com a SEC (Securities and Exchange Commission) por seu uso do Twitter.

As ações da Tesla caíram 13% este ano, embora as ações tenham subido 2% na quarta-feira.

O Model Y está estreando em um momento difícil para a Tesla. Musk precisa manter os investidores empolgados com o futuro da entrega de produtos da Tesla, continuando a vender os produtos que estão disponíveis agora. A Tesla tem dois sedãs em sua linha -- o modelo de alto luxo S e o modelo de preço médio 3 -- além de um crossover caro, o Model X, que nunca foi um grande vendedor.

Em uma época em que os motoristas americanos estão cada vez mais abandonando carros de passageiros, a Tesla não tinha um crossover mais convencional para oferecer.

A Tesla não indicou onde planeja construir o Model Y. Os relatórios da semana passada sugeriram que a montadora estava apenas começando a garantir fornecedores para o veículo. Mas introduzir o Model Y agora, muito antes de a produção começar, arrisca a canibalizar o interesse do Model 3.

David Tamberrino, analista da Goldman Sachs, alertou na quarta-feira que "este novo produto poderia pesar ainda mais na demanda do Model 3, pois os consumidores decidem esperar um pouco mais para comprar um veículo de transição da Tesla". Também segundo Tamberrino, por outro lado, o Model Y poderia ajudar a aumentar a confiança (e as reservas) dos clientes e reabastecer o caixa de Tesla.

Musk não é nada, senão um vendedor, e os eventos da Tesla são sempre divertidos. Os clientes da Tesla, os membros da diretoria e os amigos da empresa costumam participar de uma festa que começa no final da noite. Musk sobe ao palco e depois de muito acúmulo revela o produto, que muitas vezes é um protótipo a anos de distância da produção em volume. Fãs filmam tudo em seus telefones. As pessoas gritam: "Nós amamos você, Elon!" Muitos colocam depósitos no local.

A revelação de quinta-feira do Model Y ocorre no estúdio de design da Tesla em Hawthorne, Califórnia, perto de Los Angeles. A empresa não deu muitos detalhes.