Mercedes é acusada de subornos pela justiça americana

WASHINGTON, 5 ago (AFP) - O departamento americano de Justiça iniciou uma investigação sobre as acusações de pagamento de suborno contra a Mercedes, a filial do grupo automotivo DaimlerChrysler, em cerca de 10 países, indicou nesta sexta-feira "The Wall Street Journal".

Esta investigação será parte da iniciada ano passado pela Comissão de Operações da Bolsa (SEC, na sigla em inglês) sobre práticas suspeitas da DaimlerChrysler.

No final de outubro de 2004, o grupo germano-americano informou que estava sendo investigado pela SEC sobre eventuais práticas de corrupção de dirigentes estrangeiros, a partir de uma ação apresentada por um empregado demitido.

O ex-funcionário, um ex-auditor de contas da Chrysler, David Bazzetta, acusa o grupo de ter mantido contas bancárias secretas em várias unidades da Mercedes-Benz na América do Sul, para subornar funcionários da região.

As atividades na África também estão na mira, após o suicídio, em 22 de julho, de Rudi Kornmayer, diretor de uma fábrica do grupo na Nigéria. A Justiça alemã também participa da investigação, acrescentou o jornal.

UOL Cursos Online

Todos os cursos