Não é fácil ser dono de um carro eletrificado no Brasil. Além do preço proibitivo para a maioria dos clientes, a falta de infraestrutura para recarregar as baterias desencoraja quem pensa em adquirir um veículo sustentável. Algumas montadoras decidiram arregaçar as mangas para construir pontos de recarga. Uma delas é a Volvo, que desde o ano passado já instalou 350 pontos de recarga espalhados pelo país. A empresa pretende fechar o ano com 700 estações e chegar aos 1.000 pontos de recarga até o fim do primeiro semestre de 2021. E olha que poderia ser mais. "A pandemia atrasou um pouco nossos planos porque a gente não queria que os profissionais ficassem expostos desnecessariamente. Mas estamos dentro do nosso planejamento", afirma João Oliveira, diretor geral da Volvo Car Brasil. As estações estão espalhadas em locais de grande circulação, como lojas de departamento, supermercados e shopping centers. Além disso, a Volvo iniciou as vendas de um carregador doméstico ao valor de R$ 6.999. Basta ter uma tomada de 220 volts com aterramento para instalar sua estação em casa. Outras iniciativasA rival BMW também investiu pesado na construção de estações. Apostando em parcerias com redes de supermercado e postos de combustível, a marca tinha 180 pontos no fim de 2019. Já a Porsche montou a primeira estação ultrarrapida de recarga do país. Localizada em São Paulo, ela possui 350 kW e é capaz de elevar a autonomia de 5% para 80% em 22,5 minutos. A intenção é atender os futuros donos do sedã esportivo Taycan. Não há dúvidas de que as atitudes facilitam a vida dos donos de carros híbridos e elétricos. Mas depender apenas de iniciativas privadas não é suficiente. Apenas a partir do momento em que as autoridades virarem suas atenções para a frota eletrificada (nem que seja concedendo isenções ou benefícios para incentivar a compra, como já ocorre em outros países) é que poderemos dar adeus aos combustíveis fósseis de vez. |