Honda CB 500F cria nova porta ao segmento premium a R$ 22 mil
Com a chegada da linha 500cc ao Brasil, onze meses após sua apresentação mundial no Salão de Motos de Milão 2012, a Moto Honda da Amazônia terá uma complexa e arrojada missão pela frente. O objetivo inicial é atrair os motociclistas que querem fazer o upgrade natural de uma 250/300cc para uma moto de maior capacidade. Mas a montadora também quer conquistar clientes de outras marcas, além de seduzir o público feminino, que desejava uma moto mais dócil que a radical CB 600F Hornet.
O LARANJA E O AZUL
O Salão Duas Rodas 2013 também marca o debute da nova geração da superesportiva CBR 600RR. Redesenhada, a moto recebeu atualizações na carenagem lateral e também faróis maiores.
O tanque de gasolina também foi redesenhado para acomodar melhor o peito do piloto e favorecer a postura de ataque.
Por dentro, a CBR média continua com o propulsor de quatro cilindros em linha de 599 cm³, que continua gerando 120 cv máximos a 13.500 rpm. Entretanto, uma nova programação na ECU a deixou mais dócil para os pilotos novatos.
No esquema de cores, o detalhe fica por conta da pintura Repsol alusiva ao modelo da MotoGP.
TUDO AZUL
A Honda apresentou também uma série comemorativa, a linha Flex One, com modelos equipados com o sistema bícombustível da marca (Biz, CG, Bros, CB 300R e XRE 300) pintadas nas cores azul e branca.O preço é o mesmo das motos com cores normais. (Roberto Brandão Filho)
Para concretizar o plano, a Honda apresenta no Salão Duas Rodas 2013, de uma tacada só, a naked CB 500F, a superesportiva CBR 500R e crossover CB 500X. Os três modelos chegarão ao consumidor de forma escalonada, mas compartilham chassi, motor e ciclística, serão fabricados em Manaus (AM) e terão a maior rede de concessionária do país como apoio durante e após a venda.
Primeira novidade da linha, a naked CB 500F chega às lojas agora em outubro, após o Salão, com preços públicos sugeridos de R$ 22.000 (versão standard) e R$ 23.500 (com freios ABS).
PROPOSTAS DIFERENTES
Para obter sucesso com a linha 500, a Honda focou seus esforços em seis pilares: conforto, versatilidade, fácil condução, custo/benefício, design moderno e promessa de bom desempenho. As novas CB 500F, CBR 500R e CB 500X chegam ao mercado com chassi em aço, do tipo Diamond, com dupla trave superior.
O motor é bicilíndrico, de quatro tempos, com 471 cm³ e 50,4 cv de potência máxima. Os pistões são forjados em liga de alumínio, ou seja, semelhantes aos utilizados na superesportiva CBR 600RR.
Na parte ciclística, a família recebeu o tradicional garfo telescópio na dianteira (120 mm de curso) e, na traseira, a suspensão monoamortecida do tipo Pro-Link (109 mm de curso), que oferece nove níveis de regulagens da pré-carga do amortecedor, nas versões CB 500F e CBR 500R. Claro que na versão mais aventureira, a 500X, o curso de suspensão e o ângulo de cáster serão maiores.
Também é comum aos modelos o painel de instrumentos. As informações são passadas ao motociclista em mostrador digital: velocímetro, conta-giros, relógio, hodômetro (total e parcial), medidores de consumo de combustível instantâneo e média, além de indicadores de diagnóstico do motor.
Todas as versões receberam rodas em alumínio fundido calçadas com pneus de medidas 120/70 ZR-17 na frente e 160/6 ZR-17 na traseira.
Apesar de a linha ter sido concebida por meio de soluções que buscam eficiência e economia, faltou ousadia na criação do desenho do escape, simples demais para uma família tão radical.
FICHA TÉCNICA
+ Motor: dois cilindros, DOHC, 471 cm³, quatro tempos, arrefecido a líquido.
+ Diâmetro e curso: 67,0 x 66,8 mm.
+ Potência máxima: 50,4 cv a 8.500 rpm.
+ Torque máximo: 4,55 kgfm a 7.000rpm.
+ Câmbio: seis marchas.
+ Suspensão: garfo telescópico, 120 mm (dianteira); pró-link, 119 mm (traseira).
+ Freios: disco de 320 mm (dianteira) e 240 mm (traseira).
+ Pneus e rodas: liga leve, 120/70 R17 (dianteira); 160/60 R17 (traseira).
+ Dimensões: 2.075 mm x 780 mm x 1.060 mm (CxLxA).
+ Altura do assento: 785 mm.
+ Altura mínima do solo: 155 mm.
+ Entre-eixos: 1.410 mm.
+ Tanque: 15,7 litros.
+ Peso: 180 kg (a seco).
PRIMEIRAS IMPRESSÕES
Infomoto já andou com a CB 500F, em testes na pista da Honda no município de Rio Preto da Eva, a 85 quilômetros de Manaus (AM). Com design atual e vocação urbana, apesar de seu desenho lembrar a Yamaha Fazer 250, a naked tem o melhor estilo "street fighter".
A nova moto começa a apresentar seus diferenciais ao motociclista de cara: banco bipartido, guidão reto, painel digital e, mesmo sem rodar, apenas fazendo o tradicional "teste" de afundar a suspensão dianteira, garfo telescópico firme, com comportamento digno de um modelo com comportamento esportivo. São apenas 120 mm de curso.
Na hora de acelerar, os primeiros contatos com a moto se deram em circuito no qual o objetivo maior era comprovar a agilidade em média velocidade, desviando de cones, o popular "slalon". Nestas condições, a CB 500F oferece mudanças de direção bastante precisas em baixas e médias velocidades. O conjunto ciclístico mostrou-se equilibrado. Já contornando curvas em alta, a moto tem um bom ângulo de inclinação, deixando claro novamente seu caráter esportivo.
NA MÃO
Na versão com ABS, central eletrônica calibra pressão de fluidos para controlar força de frenagem. Impressão é de se controlar moto menor do que a CB 500F realmente é.
Em reta e com aceleração máxima, a CB 500F chegou a atingir pouco mais de 160 km/h. Isso em virtude do bom rendimento do compacto motor bicilíndrico com duplo comando de válvulas no cabeçote, de quatro tempos e 471 cm³ de capacidade cúbica, que desenvolve potência máxima de 50,4 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 4,3 kgfm a 7.000 rpm. O balancim roletado tira o efeito de aspereza do motor dois-cilindros.
O propulsor, com acabamento preto fosco, tem comportamento elástico: é possível esticar as marchas até os 9.000 rpm, com potência e torque lineares e progressivos, sem trancos. Ou seja, a CB 500F é uma moto dócil. O câmbio de seis velocidades tem engates suaves e precisos.
Detalhe: as respostas rápidas ao comando do acelerador são garantidas pelo sistema de alimentação eletrônica PGM-FI, que também contribui para economia de combustível. A 105 km/h, a moto estará rodando com folga, com a sexta marcha engatada e o motor girando a 5.000 rpm.
Outro ponto elogiável na nova naked da Honda é seu poder de frenagem. A CB 500F está equipada com freio dianteiro a disco com diâmetro de 320 mm e duas pinças de duplo pistão. Já o traseiro, tem disco simples, de 240 mm de diâmetro, acionado por pinça simples -- praticamente o mesmo usado na NC 700X.
Claro, a versão equipada com freios ABS (que evita o travamento das rodas) transmite uma maior segurança ao piloto. Para ajudar neste trabalho, a moto conta ainda com uma central computadorizada que calibra automaticamente a pressão dos fluidos no mecanismo de travamento do disco, freando com eficiência e controle em menor espaço, mesmo em situações extremas.
A impressão que fica é que o motociclista está pilotando uma moto menor (em tamanho e capacidade cúbica) do que realmente é. Assim é a CB 500F, uma moto que veste o piloto e, em menos de 10 minutos provoca uma sensação de intimidade entre homem e máquina.
Nova família começa com CB 500 F (à esq.), mas terá ainda CBR 500R e crossover CB 500X
VAI VENDER QUANTO?
Em grande estilo, a Honda marca seu retorno no segmento de média-alta cilindrada apostando no crescimento do mercado e também na diversidade e no gosto de cada motociclista. Incluindo as três versões da nova família 500, a expectativa da marca é comercializar, até 2016, um volume superior a 30 mil unidades/ano e dominar 50% do segmento nacional de média-alta cilindrada.
No primeiro ano, a Honda acredita que irá vender 6.000 unidades CB 500F, número bastante conservador, já que a CB 600F Hornet, moto equipada com motor de quatro cilindros em linha e 102 cv de potência máxima, vendeu 4.279 unidades em 2012 -- este ano, de janeiro a setembro, já foram 3.257 unidades.
Há uma diferença substancial de preço entre a 500 e a 600cc da Honda, porém. A Hornet custa entre R$ 31.990 (Standard) e R$ 34.990 (C-ABS), bem acima da nova naked de 500cc.
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