Trocar pneu original por outro mais largo pode comprometer segurança
Chegou a hora de trocar os pneus da motocicleta. O quê fazer: substituí-los usando as medidas originais ou comprar pneus mais largos, para melhorar o visual? Muitos motociclistas já enfrentaram ou ouviram falar deste dilema. Mas na prática, a beleza de um pneu mais largo não melhora o desempenho, nem traz vantagens. Entenda o porquê.
DO ENCANTO AO PESADELO
Após consultar amigos, usuários do mesmo modelo de motocicleta, grupos de discussão na internet e até mesmo alguns mecânicos e lojistas, o proprietário aceita colocar um pneu maior. Diversas motos -- desde pequenas 125 cc até nakeds de alta cilindrada -- são "alvo" da moda qie prega a troca de pneus de medidas originais por modelos mais largos e pode acabar se revelando perigosa.
Pneus com perfil mais alto ou mais largo podem trazer prejuízos com quebra de componentes, desgaste prematuro da relação e da banda de rodagem do próprio composto
Nas ruas e em fotos na internet, pode-se perceber que um dos modismos é colocar um pneu traseiro maior na Honda CBX 250 Twister. Os usuários dessa 250cc muitas vezes optam em colocar pneus de 140 e 150 milímetros de largura, ao invés do original nas medidas 130/70 - 17. Mas para isso realizam adaptações, que chegam até a alargar a balança, o que prejudica a estrutura original da moto.
O gerente Adriano Batista Luz, da casa Fernandes de Pneus, alerta: "O consumo aumenta, a relação tem desgaste prematuro devido ao pneu ser mais pesado, afeta o velocímetro e o hodômetro". Segundo o comerciante, a instalação só é feita com a assinatura de um termo de responsabilidade pelo proprietário da moto.
Além das perdas citadas acima, o proprietário da Alemão Pneus, Gregory Douglas Ross, lista mais perigos de se usar pneus "superdotados" em motocicletas. "Pneus maiores que os originais tem maior desgaste na banda de rodagem devido à maior área de contato com o asfalto, ficando 'quadrados' e dificultando a realização de curvas", explica. Além disso, há o fato de que os pneus maiores são mais caros.
Outros componentes como a balança, protetor de corrente e para-lamas podem sofrer avarias com o componente fora das especificações originais. Corre-se o risco do pneu mais largo não entrar na balança, raspar no para-lama dianteiro e na parte inferior do para-lama traseiro. Neste último caso, o pneu pode raspar no para-lama antes da suspensão chegar ao final do curso, acarretando em uma possível quebra da peça plástica.
ORIGINAL DE FÁBRICA
Para definir a medida original, as fábricas realizam uma série de testes com diversas medidas de pneus, até escolher a mais apropriada. E a moto é projetada levando-se em conta aquela determinada medida. A montadora visa, além da questão estética, o desempenho, a proposta da motocicleta, a durabilidade, a facilidade e o custo para reposição.
Se o motociclista não souber qual a medida original dos pneus da moto, deve consultar o manual do proprietário. Lá estão informadas as medidas e pressões corretas a serem utilizadas. Não tem como errar. (por Bruno Parisi)
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