Nova XR 1200 resgata passado esportivo da Harley-Davidson

Divulgação 

Da Infomoto

Recém chegada ao Brasil, a Harley-Davidson XR 1200 esbanja estilo, vem equipada com motor V2 de 90 cv e traz na bagagem um passado vitorioso em competições. Tudo começou com a XR 750, nas "dirt tracks" da década de 70, corridas em circuitos ovais feitos de terra, nos Estados Unidos. Trinta anos depois, em 2008, a XR 1200 foi criada com inspiração naquele modelo de competição, mas curiosamente foi lançada primeiro na Espanha. Só após vários pedidos do lado de cá do Atlântico, a montadora resolveu atender ao desejo dos motociclistas americanos.

Em terras brasileiras a moto teve sua estreia no Salão da Motocicleta 2008 e chega agora às lojas. O preço sugerido é de R$ 39.900, mais o valor do frete (cerca de R$ 1.300), o que deixa a XR 1200 posicionada entre as linhas 883 e Dyna.

DESIGN
A nova XR 1200 pouco lembra a "avó" de quem empresta a sigla, exceto pelo largo guidão e pelo formato do tanque. Ao contrário da 750, a 1200 apresenta características de uma moto feita para se pilotar em estradas sinuosas. Seu estilo é composto por belas rodas de liga leve de 18 polegadas na dianteira e 17 na traseira, calçadas por pneus 120/70 e 180/55, respectivamente. A motocicleta norte-americana apresenta pedaleiras recuadas e o guidão largo, deixando o piloto com a postura relaxada e ereta. O tanque de combustível é mais quadrado e a dupla de escapamentos ocupa toda a lateral direita da moto.

A baixa altura do banco em relação ao solo (74 centímetros), a transmissão por correia dentada e o respeitável motor de dois cilindros em V não deixam o motociclista esquecer que se trata de uma legítima Harley-Davidson.

CICLÍSTICA
O propulsor é o mesmo que equipa a linha 1200 Sportster, mas mudanças na taxa de compressão, a adoção de um radiador de óleo e um novo filtro de ar deixam o V2 mais arisco. Os números são interessantes: 90 cv de potência a 7.000 rpm e 10,19 kgfm de torque a baixíssimas 3.700 rpm.

Pesando 250 kg a seco, a XR 1200 exibe um quadro de aço tubular e balança oca de alumínio. No trem dianteiro a XR 1200 apresenta suspensão invertida (upside-down) da marca Showa com 125 mm de curso, já a roda traseira conta com dois amortecedores de 89 mm.

Parar a motocicleta não será problema, pois está equipada com disco duplo de 296 mm na roda dianteira e um único disco de 260 mm na traseira. Segundo a imprensa estrangeira, que a testou, não devem faltar elogios para a capacidade de frenagem e de contornar curvas, mesmo não se tratando de uma moto leve.
(por Bruno Parisi)

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