Italiana Gilera celebra 100 anos de motos arrojadas com três lançamentos
Da Infomoto
O FUTURO APÓS 100 ANOS
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Com 839,3 cm³, 75 cv e câmbio CVT, GP 800 foi uma das grandes atrações no Salão de Milão 2008
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Fuoco 500ie tem 40 cv para chegar aos 145 km/h
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Nexus 300ie gera 22,4 cv e tem transmissão CVT
Nas pistas, a Gilera coleciona seis títulos mundiais de construtores (500 e 350cc) e oito títulos mundiais de pilotos. O mais recente com o italiano Marco Simoncelli, nas 250cc, conquistado na última temporada.
COMEMORAÇÃO
Os scooters Fuoco, GP 800 e Nexus foram os modelos escolhidos para a série comemorativa dos 100 anos da Gilera. A inspiração do novo design veio das cores da bandeira italiana. Além da nova roupagem, os três scooters apresentam várias soluções tecnológicas. Neste sentido, a Gilera sintetiza dois valores fundamentais em seus produtos: a esportividade aliada ao estilo arrojado e inovador.
O Fuoco 500ie lembra o Piaggio MP3, já que ambos contam com duas rodas na dianteira. Com um motor quatro tempos de 492cm³ é dotado de injeção eletrônica de combustível. O propulsor tem potência máxima de 40 cv a 7.250 rpm. Assim, o Fuoco pode atingir até 145 km/h de velocidade máxima.
Já o maxiscooter GP 800 poder ser considerado um modelo revolucionário. É o primeiro scooter equipado com motor bicilíndrico a 90º. Com injeção eletrônica de combustível, o motor de 839,3 cm³ gera 75 cv de potência máxima. O sistema de transmissão conta com o tradicional câmbio automático de variação contínua (CVT). Bonito e confortável, o GP 800 pode ser usado no transito urbano ou também em divertidas viagens.
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Logo destaca esportividade e tradição da marca
HISTÓRIA
Fundada em 1909 por Giuseppe Gilera, em Arcora, na região da Lombardia, norte da Itália, a primeira motocicleta a sair da modesta linha de produção foi a VT 317. Porém, a marca sempre teve seu nome ligado às competições. Logo após a 1ª Guerra Mundial, a Gilera construiu uma 500cc, com a qual venceu as mais importantes competições da época. Em 1936, a empresa fabrica um novo motor de quatro cilindros em linha de 500cc. Esta configuração rendeu a Gilera vários recordes mundiais de velocidade. No ano seguinte, o piloto Dorino Serafini conquista uma vitória no Campeonato Europeu.
EVOLUÇÃO
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VT 317: pouco mais que uma bicicleta com motor
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A Saturno travou duelos "épicos" com rivais
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A 500-4 foi a moto de competição da Gilera
CAMPEÃ DO MUNDO
Em 1969 a marca foi adquirida pelo Grupo Piaggio. Na sua volta ao mundo das competições, a Gilera também participava de provas off-road. Já na década de 80, a empresa apostou em modelos monocilíndricos de quatro tempos -- as primeiras versões das séries 350 e 500 e, mais tarde, a 600cc. Aliás, as motos de enduro da série RC (600 e 750), obtiveram duas vitórias no Paris-Dakar, além de uma no Rali dos Faraós.
Em 1993, a produção foi transferida para Pontedera (Itália) e assim a Gilera inicia o desenvolvimento de scooters e maxiscooters utilizando o know-how da Vespa e Piaggio. Em 2001, a fabricante conquista o Campeonato Mundial de Motovelocidade, categoria 125, com o piloto Manuel Poggiali. É o primeiro título desde 1957.
Em 2006 a Gilera volta para a categoria 250. A temporada 2008 marca a primeira vitória na história da marca na categoria. Marco Simoncelli vence o GP da Itália, em Mugello. Ao final da temporada, Simoncelli entra para a história da Gilera. É o primeiro piloto italiano campeão do mundo pela Gilera, 51 anos depois da conquista de seu compatriota Libero Liberati (1957, com uma 500cc).
(por Aldo Tizzani)