Italiana Gilera celebra 100 anos de motos arrojadas com três lançamentos

Da Infomoto

O FUTURO APÓS 100 ANOS

  • Aldo Tizzani/Infomoto

    Com 839,3 cm³, 75 cv e câmbio CVT, GP 800 foi uma das grandes atrações no Salão de Milão 2008

  • Divulgação

    Fuoco 500ie tem 40 cv para chegar aos 145 km/h

  • Divulgação

    Nexus 300ie gera 22,4 cv e tem transmissão CVT

Você saberia dizer o que a Harley-Davidson, a Triumph e a Husqvarna têm em comum? A resposta é simples: as três marcas são centenárias. Este ano mais duas montadoras irão fazer parte deste seleto grupo: a Suzuki e a italiana Gilera, que faz parte do Grupo Piaggio. Para comemorar os 100 anos de atividades, a marca italiana apresentou no Salão de Milão (o Eicma 2008) três modelos de scooters com roupagens diferenciadas, mas todas com alusão às cores da bandeira italiana - vermelho, branco e verde. Além disso, a empresa ganhou um novo logotipo, que representa a esportividade, a história e a tradição da marca.

Nas pistas, a Gilera coleciona seis títulos mundiais de construtores (500 e 350cc) e oito títulos mundiais de pilotos. O mais recente com o italiano Marco Simoncelli, nas 250cc, conquistado na última temporada.

COMEMORAÇÃO
Os scooters Fuoco, GP 800 e Nexus foram os modelos escolhidos para a série comemorativa dos 100 anos da Gilera. A inspiração do novo design veio das cores da bandeira italiana. Além da nova roupagem, os três scooters apresentam várias soluções tecnológicas. Neste sentido, a Gilera sintetiza dois valores fundamentais em seus produtos: a esportividade aliada ao estilo arrojado e inovador.

O Fuoco 500ie lembra o Piaggio MP3, já que ambos contam com duas rodas na dianteira. Com um motor quatro tempos de 492cm³ é dotado de injeção eletrônica de combustível. O propulsor tem potência máxima de 40 cv a 7.250 rpm. Assim, o Fuoco pode atingir até 145 km/h de velocidade máxima.

Já o maxiscooter GP 800 poder ser considerado um modelo revolucionário. É o primeiro scooter equipado com motor bicilíndrico a 90º. Com injeção eletrônica de combustível, o motor de 839,3 cm³ gera 75 cv de potência máxima. O sistema de transmissão conta com o tradicional câmbio automático de variação contínua (CVT). Bonito e confortável, o GP 800 pode ser usado no transito urbano ou também em divertidas viagens.

  • Divulgação

    Logo destaca esportividade e tradição da marca

Para finalizar, o Nexus 300ie traz um propulsor totalmente novo e com características mais esportivas. O novo motor Quasar de quatro válvulas de 278 cm³, com refrigeração líquida, é dotado de injeção eletrônica de combustível. O propulsor produz 22,4 cv a 7.250 de potência máxima e conta ainda com a praticidade da transmissão variável.

HISTÓRIA
Fundada em 1909 por Giuseppe Gilera, em Arcora, na região da Lombardia, norte da Itália, a primeira motocicleta a sair da modesta linha de produção foi a VT 317. Porém, a marca sempre teve seu nome ligado às competições. Logo após a 1ª Guerra Mundial, a Gilera construiu uma 500cc, com a qual venceu as mais importantes competições da época. Em 1936, a empresa fabrica um novo motor de quatro cilindros em linha de 500cc. Esta configuração rendeu a Gilera vários recordes mundiais de velocidade. No ano seguinte, o piloto Dorino Serafini conquista uma vitória no Campeonato Europeu.

EVOLUÇÃO

  • Divulgação

    VT 317: pouco mais que uma bicicleta com motor

  • Divulgação

    A Saturno travou duelos "épicos" com rivais

  • Divulgação

    A 500-4 foi a moto de competição da Gilera

Após a Segunda Guerra, a Gilera apresenta a Saturno 500, modelo com um novo motor de quatro cilindros e 500cc. Com esta moto, a marca travou "épicos" duelos com as Norton, Moto Guzzi e MV Agusta. Entre 1950 e 1957, a Gilera conquistou seis títulos. Neste mesmo período, a equipe italiana venceu três vezes a tradicional Tourist Trophy, corrida que acontece até hoje na Ilha de Man (Reino Unido). Antes de se retirar oficialmente das competições ao fim de 1957, a Gilera ganhou 40 GPs.

CAMPEÃ DO MUNDO
Em 1969 a marca foi adquirida pelo Grupo Piaggio. Na sua volta ao mundo das competições, a Gilera também participava de provas off-road. Já na década de 80, a empresa apostou em modelos monocilíndricos de quatro tempos -- as primeiras versões das séries 350 e 500 e, mais tarde, a 600cc. Aliás, as motos de enduro da série RC (600 e 750), obtiveram duas vitórias no Paris-Dakar, além de uma no Rali dos Faraós.

Em 1993, a produção foi transferida para Pontedera (Itália) e assim a Gilera inicia o desenvolvimento de scooters e maxiscooters utilizando o know-how da Vespa e Piaggio. Em 2001, a fabricante conquista o Campeonato Mundial de Motovelocidade, categoria 125, com o piloto Manuel Poggiali. É o primeiro título desde 1957.

Em 2006 a Gilera volta para a categoria 250. A temporada 2008 marca a primeira vitória na história da marca na categoria. Marco Simoncelli vence o GP da Itália, em Mugello. Ao final da temporada, Simoncelli entra para a história da Gilera. É o primeiro piloto italiano campeão do mundo pela Gilera, 51 anos depois da conquista de seu compatriota Libero Liberati (1957, com uma 500cc).

(por Aldo Tizzani)

UOL Cursos Online

Todos os cursos