BMW R 1200 GS garante aventura com tecnologia
Da Infomoto
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Renato Durães/Infomoto
O dia nublado e chuvoso não era dos mais convidativos para uma viagem de moto, mas o dever de testar o modelo 2008 me chamava, e a vila de Paranapiacaba, no alto da Serra do Mar, em São Paulo, foi escolhida como destino.
Apesar de curto (cerca de 70 km), o trajeto até a histórica vila reunia as características necessárias para conhecer, na prática, as novidades tecnológicas introduzidas no modelo 2008 dessa aventureira. Além do já citado ajuste eletrônico das suspensões, a nova Adventure ganhou o ASC (Automatic Stability Control), um exclusivo controle de tração que evita derrapagens indesejadas em superfícies escorregadias, como a estradinha de terra que leva até a parte baixa da centenária vila de ferroviários.
Outra novidade eletrônica é o RDC, que monitora a pressão dos pneus e informa ao piloto quando há vazamento. Todos esses sistemas somam-se aos freios ABS (anti-bloqueio), já existentes na versão anterior.
ÁLBUM DE FOTOS |
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Ir a Paranapiacaba com a R 1200 GS Adventure é brincadeira de criança. Com seu tanque de 33 litros cheio, o computador de bordo apontava uma autonomia de 509 km. Portanto, os 140 km da viagem não exigiram nem mesmo abastecimento. De acordo com o computador, o consumo foi de 14 km/l -- bastante elevado em função do motor boxer de dois cilindros opostos mais potente, agora com 105 cv a 7.500 rpm.
Na rodovia SP-122 em direção à vila, o conjunto de suspensões e as rodas de alumínio com raios externos, calçadas com pneus radiais sem câmara de uso misto, ignoravam o asfalto ruim e os buracos, sem incomodar piloto e garupa confortavelmente acomodados no novo banco, que ganhou espuma mais macia.
A leve garoa que caía não chegava a molhar a viseira. O grande pára-brisa e os defletores laterais nos protegiam. À medida que o alto da serra se aproximava, a neblina aumentava. Por segurança, acionei os faróis auxiliares (equipamentos de série nessa versão Premium da Adventure, assim como o ESA).
Em Paranapiacaba pode-se escolher entre deixar a moto num estacionamento e chegar à parte alta a pé, ou pegar uma estrada de terra de cerca de 5 km que cruza a ferrovia e leva até o centro da vila. Com a big-trail alemã, nem hesitei. Era hora de testar o controle de tração em um piso verdadeiramente escorregadio.
Maravilhas da eletrônica
Mesmo com duas regulagens na altura do banco (915/895 mm), a nova Adventure é bastante alta para alguém da minha estatura (1,71 metro). De início fiquei um pouco desconfiado do funcionamento do tal controle de tração -- afinal se os 256 kg dessa BMW decidissem sair de baixo de mim, não teria pernas para corrigir. Com o passar das curvas, fui dando mão no acelerador -- até que uma luz amarela acendeu no painel. Sinal de que o ASC entrara em ação.
FICHA TÉCNICA | ||||||||||||||||||||||||||
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Além das opções tradicionais -- piloto, piloto e bagagem ou dois ocupantes e bagagem --, há dois modos off-road: leve e mais pesado, que regula a pré-carga das molas para obstáculos mais radicais.
Como a estrada, apesar de escorregadia, tinha poucos buracos, selecionei o modo "normal" de compressão e retorno das suspensões e a pré-carga das molas para dois ocupantes. Também não desliguei o ABS, o que acabou sendo bastante útil em uma descida íngreme em que fui forçado a frear de repente. O tradicional barulho e a sensação do pedal de freio se soltando indicava que o sistema havia evitado o travamento da roda.
Elite das big-trails
Em todas as especificações a BMW R 1200 GS Adventure convida a uma longa viagem. Além do tanque enorme e de todas as características, ela esbanja conforto, segurança e tecnologia. É uma das mais bem-equipadas e modernas big-trails do mercado.
Além disso, a R 1200 GS Adventure é uma das mais caras entre as motos do segmento disponíveis no Brasil. O modelo testado era a versão Premium, a mais cara, cotada em R$ 88.900 -- que traz todos os equipamentos de série, com exceção das malas laterais em alumínio. Há ainda a versão Top, mais barata (R$ 83.900), que vem sem o ESA Enduro, o ajuste eletrônico de suspensão. (por Arthur Caldeira)