Ducati Monster 696 quer iniciar 'nova era'

Da Infomoto

  • Divulgação

O começo de uma nova era. É assim que a Ducati define a Monster 696, apresentada pela primeira vez ao público durante o Salão de Milão, em 2007. Essa bela novidade da linha Monster, líder de vendas da marca italiana em todo o mundo, chega com algumas modificações em sua mecânica e ciclística, além de um visual totalmente inspirado no da sua irmã mais velha, a Monster 695. Para os fãs de modelos naked (sem carenagem), um verdadeiro prato cheio.

À primeira vista, a impressão que se tem é que a Monster 696 não mudou nada se comparada à Monster 695. Puro engano. As duas versões são mesmo diferentes -- o que se pode notar tanto nos pequenos detalhes como nas partes de maior destaque da moto.

Na dianteira, por exemplo, o farol arredondado do modelo antigo deu lugar a uma peça com formato levemente ovalado, mais moderno. Os retrovisores estão mais esportivos, assim como o painel de instrumentos, equipado com mostradores digitais.

O tanque de combustível também foi modificado, e agora tem capacidade para 15 litros (ante os 14 litros da Monster 695). O assento do piloto tem altura de 770 mm, o que facilita a condução para pessoas de menor estatura. A rabeta curta ganhou uma carenagem pintada, o que deu um ar mais nervoso ao conjunto. Chamam a atenção os escapes duplos, que na Monster 696 estão menores e posicionados quase no mesmo nível da rabeta. Mais enxuta, a nova versão da Monster também está 7 kg mais leve que sua antecessora, com peso a seco de 161 kg.

Divulgação
A altura do assento da Ducati Monster 696 é de 770 mm, boa para os mais baixos
Divulgação
A rabeta é carenada, e as duas saídas de escape garantem mais esportividade
Mecânica
O motor da nova Monster é um bicilíndrico em "L", de distribuição desmodrômica, com duas válvulas por cilindro e 696 cm³. Segundo a Ducati, houve aumento de 9% no desempenho do novo propulsor, se comparado ao da Monster 695. Este índice deve-se, principalmente, a dois fatores: aos novos cabeçotes do motor, que agora são similares aos usados nos modelos Multistrada e Hypermotard; e aos pistões, totalmente reformulados.

Com isso o propulsor da nova Monster 696 é capaz de gerar 80 cv a 9.000 rpm (eram 72 cv na Monster 695) e um torque de 7,0 kgfm a 7.750 rpm. Nada mau em se tratando de um bicilíndrico em "L". O câmbio é de seis velocidades, com a transmissão final feita por corrente.

Ciclística
Na parte ciclística a Monster 696 está equipada com um quadro em treliça com tubos de aço, uma das marcas registradas da Ducati. Na dianteira a suspensão é invertida (upside-down) da grife Showa com tubos de 43 mm e curso de 120 mm. Na traseira, o sistema usa uma suspensão progressiva monoamortecida e curso de 148 mm. Os freios são da Brembo, com dois discos de 320 mm na frente e um simples de 245 mm atrás. As rodas são de 17 polegadas, e estão calçadas com pneus 120/60 ZR na dianteira e 160/60 ZR na traseira.

Com todas essas melhorias a Ducati Monster 696 vai enfrentar uma concorrência de peso no segmento naked de média cilindrada. Isso porque, num mercado concorrido como o europeu, disputar espaço com Honda Hornet 600, Yamaha Fazer e Suzuki Bandit 650 não é tarefa das mais fáceis. Disponível nas cores vermelha, branca e preta, a 696 ainda não tem data definida para chegar ao Brasil.

(por Murilo Ghigonetto)

UOL Cursos Online

Todos os cursos