Scooter de 3 rodas da Piaggio assusta, mas depois conquista
Da Infomoto
À primeira vista, o scooter MP3 400 i.e. da Piaggio -- a fábrica da Vespa -- chega a ser assustador, pelas duas rodas na dianteira e seu porte avantajado (2,18 metros de comprimento). Quando se olha o scooter de frente, logo vem à mente a figura de um quadriciclo esportivo. De traseira, uma moto de alta cilindrada.
Porém, quando o piloto sobe no MP3 tem a nítida impressão que está em uma grã-turismo, tamanho é o conforto que o modelo oferece. Além, é claro, de toda a tecnologia embarcada.
Nas ruas de São Paulo, esse maxi-scooter chamou muita atenção de motoristas, motociclistas e transeuntes. As perguntas mais comuns eram sobre a marca, a cilindrada e, claro, o preço. A resposta dessa última é: R$ 39.500.
Depois de apreciar o MP3 de cabo a rabo, é hora de rodar com esse scooter fabricado pela italiana Piaggio. Nos primeiros metros, a insegurança tomou conta do piloto-repórter. Mas, com o passar dos quilômetros, parece que se está pilotando uma moto comum, de duas rodas, e o piloto tende a abusar da inclinação.
Mas qual é o segredo do Piaggio MP3? O projeto consiste em acoplar as duas rodas dianteiras junto a um sistema de paralelogramo formado por braços em alumínio. Segundo o fabricante, esse sistema -- que funciona em conjunto com a suspensão eletro-hidráulica do MP3 -- permite uma pilotagem igual a qualquer moto convencional, mas com maior estabilidade e segurança para o condutor.
Prova disso é o angulo de inclinação em curvas, que pode atingir facilmente os 40 graus. E é essa emoção que o piloto menos experiente procura: deitas nas curvas.
Detalhe: no punho direito há um seletor (com duas posições) no qual o motociclista informa se o scooter está rodando ou parado. Por exemplo, quando o MP3 estiver parado, esperando o semáforo abrir, o piloto aciona o dispositivo e a suspensão dianteira fica rígida -- e o piloto não precisa colocar os pés no chão. Para desabilitar o sistema, é só acelerar.
Para completar, as rodas dianteiras contam com um sistema de freios a disco independentes (240 mm). Essa característica permite ao MP3 400 frear num espaço de tempo e distância 20% menor se comparado aos scooters tradicionais, que usam apenas um disco de freio.
Na traseira, mais um disco simples, também de 240 mm. O sistema atua de forma bastante eficiente, sem susto para o motociclista. Ou seja, enquanto nas motos de duas rodas qualquer frenagem mais agressiva pode resultar em desequilíbrio e, consequentemente, queda, nesse caso o MP3 responde melhor por contar com uma base de apoio e aderência maior.
Motor e conforto
Sessenta anos depois de apresentar a Vespa ao mundo, a Piaggio volta com mais um projeto inovador. O MP3 alia tecnologia e design. É o caso do motor, monocilíndrico de quatro tempos, que esbanja força (torque de 3,7 kgfm a 5.000 rpm), principalmente nas largadas.
Equipado com refrigeração líquida, sistema de injeção eletrônica e sistema de transmissão CVT (transmissão continuamente variável), o propulsor de exatos 398.9 cm³ gera 34 cv a 7.500 rpm. Em função de seu torque e potência, o MP3 400 pode ser um bom companheiro na cidade e também numa viagem curta.
O modelo Piaggio oferece muito conforto para piloto e garupa (banco de couro em dois níveis, plataforma para os pés, escudo frontal). O scooter tem até controle remoto para abrir os compartimentos de carga que ficam sob o banco e no "porta-malas".
Na Europa, o MP3 está disponível também as versões de 125 cm³ e 250 cm³, ambas monocilíndricas, com motores de quatro tempos. Além disso, o modelo Piaggio tem várias opções de acessórios: alarme com sirene, capacetes com intercomunicadores via bluetooth, porta-objetos, e até um sistema de navegação TomTom Ride. (por Aldo Tizzani)
Porém, quando o piloto sobe no MP3 tem a nítida impressão que está em uma grã-turismo, tamanho é o conforto que o modelo oferece. Além, é claro, de toda a tecnologia embarcada.
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Nas ruas de São Paulo, esse maxi-scooter chamou muita atenção de motoristas, motociclistas e transeuntes. As perguntas mais comuns eram sobre a marca, a cilindrada e, claro, o preço. A resposta dessa última é: R$ 39.500.
Depois de apreciar o MP3 de cabo a rabo, é hora de rodar com esse scooter fabricado pela italiana Piaggio. Nos primeiros metros, a insegurança tomou conta do piloto-repórter. Mas, com o passar dos quilômetros, parece que se está pilotando uma moto comum, de duas rodas, e o piloto tende a abusar da inclinação.
FICHA TÉCNICA | ||||||||||||||||||||||
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Prova disso é o angulo de inclinação em curvas, que pode atingir facilmente os 40 graus. E é essa emoção que o piloto menos experiente procura: deitas nas curvas.
Detalhe: no punho direito há um seletor (com duas posições) no qual o motociclista informa se o scooter está rodando ou parado. Por exemplo, quando o MP3 estiver parado, esperando o semáforo abrir, o piloto aciona o dispositivo e a suspensão dianteira fica rígida -- e o piloto não precisa colocar os pés no chão. Para desabilitar o sistema, é só acelerar.
Para completar, as rodas dianteiras contam com um sistema de freios a disco independentes (240 mm). Essa característica permite ao MP3 400 frear num espaço de tempo e distância 20% menor se comparado aos scooters tradicionais, que usam apenas um disco de freio.
Na traseira, mais um disco simples, também de 240 mm. O sistema atua de forma bastante eficiente, sem susto para o motociclista. Ou seja, enquanto nas motos de duas rodas qualquer frenagem mais agressiva pode resultar em desequilíbrio e, consequentemente, queda, nesse caso o MP3 responde melhor por contar com uma base de apoio e aderência maior.
Motor e conforto
Sessenta anos depois de apresentar a Vespa ao mundo, a Piaggio volta com mais um projeto inovador. O MP3 alia tecnologia e design. É o caso do motor, monocilíndrico de quatro tempos, que esbanja força (torque de 3,7 kgfm a 5.000 rpm), principalmente nas largadas.
Equipado com refrigeração líquida, sistema de injeção eletrônica e sistema de transmissão CVT (transmissão continuamente variável), o propulsor de exatos 398.9 cm³ gera 34 cv a 7.500 rpm. Em função de seu torque e potência, o MP3 400 pode ser um bom companheiro na cidade e também numa viagem curta.
O modelo Piaggio oferece muito conforto para piloto e garupa (banco de couro em dois níveis, plataforma para os pés, escudo frontal). O scooter tem até controle remoto para abrir os compartimentos de carga que ficam sob o banco e no "porta-malas".
Na Europa, o MP3 está disponível também as versões de 125 cm³ e 250 cm³, ambas monocilíndricas, com motores de quatro tempos. Além disso, o modelo Piaggio tem várias opções de acessórios: alarme com sirene, capacetes com intercomunicadores via bluetooth, porta-objetos, e até um sistema de navegação TomTom Ride. (por Aldo Tizzani)