Esportiva KTM 1190 RC8 chega no 2º semestre

Da Infomoto

Agora é para valer. Quase quatro meses após a apresentação na Itália, durante o Salão de Milão de 2007, a KTM anuncia que a nova 1190 RC8 está de malas prontas para o Brasil. A estréia em nosso mercado está marcada para o segundo semestre deste ano, segundo informa o representante oficial da marca austríaca, e promete agitar o setor das motos superesportivas de alta cilindrada por aqui.

Apesar de ser um modelo lançado em definitivo há pouco mais de três meses, a KTM 1190 RC8 (ou, simplesmente, RC8) fez sua primeira aparição pública em 2003, durante o Salão de Tóquio, no Japão. Na ocasião, o modelo mostrado era apenas um protótipo -- mas que nem por isso deixou de chamar a atenção do público e da imprensa presentes ao evento.
Divulgação


O visual anguloso e o uso intensivo de LEDs são algumas das características mais arrojadas da KTM 1190 RC8, que chega este ano
VEJA MAIS FOTOS DA SUPERESPORTIVA KTM 1190 RC8


Agora, quase cinco anos depois, a RC8 finalmente chega à linha de produção e faz a estréia da KTM no concorrido mercado das superesportivas, dominado por montadoras japonesas e italianas. Com isso, a empresa mostra cada vez mais o interesse em diversificar sua área de atuação, hoje voltada quase exclusivamente para o mercado off-road.

Como trunfo para a RC8 no mercado brasileiro, a marca aposta em sua tradição e num conjunto que não deixa nada a desejar para nenhum outro modelo da mesma categoria.

Usando traços modernos e angulosos, a equipe de designers da KTM criou uma identidade visual bastante agressiva na nova moto. Na frente o destaque são a ampla carenagem frontal sem muitas curvas e os dois faróis sobrepostos. O painel é inteiro em cristal líquido, com uma grande área de informações para o condutor.

O tanque, com capacidade para 16,5 litros (3,5 de reserva) também segue o mesmo estilo da carenagem frontal, com traços angulosos. Uma das novidades está no ajuste da altura do assento do piloto, configurado para 805 mm ou 825 mm, e feito manualmente.

Divulgação


Moto conta com freios Brembo para segurar as rodas embaladas por
155 cavalos e torque de 12 kgfm
Um detalhe interessante no visual está na localização do escape, escondido na parte de baixo da moto, como nos modelos Buell. A rabeta, fina e estreita, não deixa espaço para a garupa e aloca a lanterna traseira, em LEDs.

Ciclística e mecânica
O objetivo da KTM foi criar uma autêntica superesportiva de alto desempenho, com nítido apelo para o mundo das competições. Com isso, a RC8 está equipada com um V-Twin de 75 graus de 1148 cm³ com duplo comando no cabeçote (DOHC) e arrefecimento líquido. A potência anunciada é de 155 cv a 10.000 rpm, com torque de 12,0 kgfm. O câmbio é de seis velocidades, com a transmissão final feita por corrente.

Os mais exigentes podem até torcer o nariz pelo fato de a KTM ter escolhido um motor de 2 cilindros para equipar sua primeira superesportiva de alta cilindrada. No entanto, a montadora garante que a performance não ficará devendo nada para a concorrência -- no caso, os motores de quatro cilindros em linha, arquitetura mais comum nas motos japonesas desta categoria.

Na ciclística, a RC8 usa um quadro em treliça de aço cromo-molibdênio com o subquadro em alumínio. Os freios são da marca Brembo, com dois discos de 320 mm e pinças de quatro pistões na dianteira, e um disco simples de 220 mm com pinça de dois pistões na traseira.

A suspensão dianteira usa garfo invertido com tubos de 43 mm com curso de 120 mm. Já atrás o sistema usa suspensão mono-choque com curso de 125 mm totalmente ajustável. Os pneus têm medida de 120/70 ZR 17 (dianteiro) e 190/55 ZR 17 (traseiro).

Já é certo que a nova KTM 1190 RC8 irá desembarcar no Brasil no segundo semestre deste ano. Os preços, no entanto, ainda não foram definidos. A superesportiva austríaca estará disponível em duas combinações de cores: o tradicional laranja da KTM com preto, e branco com preto. (por Murillo Ghigonetto)

UOL Cursos Online

Todos os cursos