Esportiva KTM 1190 RC8 chega no 2º semestre
Da Infomoto
Agora é para valer. Quase quatro meses após a apresentação na Itália, durante o Salão de Milão de 2007, a KTM anuncia que a nova 1190 RC8 está de malas prontas para o Brasil. A estréia em nosso mercado está marcada para o segundo semestre deste ano, segundo informa o representante oficial da marca austríaca, e promete agitar o setor das motos superesportivas de alta cilindrada por aqui.
Apesar de ser um modelo lançado em definitivo há pouco mais de três meses, a KTM 1190 RC8 (ou, simplesmente, RC8) fez sua primeira aparição pública em 2003, durante o Salão de Tóquio, no Japão. Na ocasião, o modelo mostrado era apenas um protótipo -- mas que nem por isso deixou de chamar a atenção do público e da imprensa presentes ao evento.
Agora, quase cinco anos depois, a RC8 finalmente chega à linha de produção e faz a estréia da KTM no concorrido mercado das superesportivas, dominado por montadoras japonesas e italianas. Com isso, a empresa mostra cada vez mais o interesse em diversificar sua área de atuação, hoje voltada quase exclusivamente para o mercado off-road.
Como trunfo para a RC8 no mercado brasileiro, a marca aposta em sua tradição e num conjunto que não deixa nada a desejar para nenhum outro modelo da mesma categoria.
Usando traços modernos e angulosos, a equipe de designers da KTM criou uma identidade visual bastante agressiva na nova moto. Na frente o destaque são a ampla carenagem frontal sem muitas curvas e os dois faróis sobrepostos. O painel é inteiro em cristal líquido, com uma grande área de informações para o condutor.
O tanque, com capacidade para 16,5 litros (3,5 de reserva) também segue o mesmo estilo da carenagem frontal, com traços angulosos. Uma das novidades está no ajuste da altura do assento do piloto, configurado para 805 mm ou 825 mm, e feito manualmente.
Um detalhe interessante no visual está na localização do escape, escondido na parte de baixo da moto, como nos modelos Buell. A rabeta, fina e estreita, não deixa espaço para a garupa e aloca a lanterna traseira, em LEDs.
Ciclística e mecânica
O objetivo da KTM foi criar uma autêntica superesportiva de alto desempenho, com nítido apelo para o mundo das competições. Com isso, a RC8 está equipada com um V-Twin de 75 graus de 1148 cm³ com duplo comando no cabeçote (DOHC) e arrefecimento líquido. A potência anunciada é de 155 cv a 10.000 rpm, com torque de 12,0 kgfm. O câmbio é de seis velocidades, com a transmissão final feita por corrente.
Os mais exigentes podem até torcer o nariz pelo fato de a KTM ter escolhido um motor de 2 cilindros para equipar sua primeira superesportiva de alta cilindrada. No entanto, a montadora garante que a performance não ficará devendo nada para a concorrência -- no caso, os motores de quatro cilindros em linha, arquitetura mais comum nas motos japonesas desta categoria.
Na ciclística, a RC8 usa um quadro em treliça de aço cromo-molibdênio com o subquadro em alumínio. Os freios são da marca Brembo, com dois discos de 320 mm e pinças de quatro pistões na dianteira, e um disco simples de 220 mm com pinça de dois pistões na traseira.
A suspensão dianteira usa garfo invertido com tubos de 43 mm com curso de 120 mm. Já atrás o sistema usa suspensão mono-choque com curso de 125 mm totalmente ajustável. Os pneus têm medida de 120/70 ZR 17 (dianteiro) e 190/55 ZR 17 (traseiro).
Já é certo que a nova KTM 1190 RC8 irá desembarcar no Brasil no segundo semestre deste ano. Os preços, no entanto, ainda não foram definidos. A superesportiva austríaca estará disponível em duas combinações de cores: o tradicional laranja da KTM com preto, e branco com preto. (por Murillo Ghigonetto)
Apesar de ser um modelo lançado em definitivo há pouco mais de três meses, a KTM 1190 RC8 (ou, simplesmente, RC8) fez sua primeira aparição pública em 2003, durante o Salão de Tóquio, no Japão. Na ocasião, o modelo mostrado era apenas um protótipo -- mas que nem por isso deixou de chamar a atenção do público e da imprensa presentes ao evento.
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Agora, quase cinco anos depois, a RC8 finalmente chega à linha de produção e faz a estréia da KTM no concorrido mercado das superesportivas, dominado por montadoras japonesas e italianas. Com isso, a empresa mostra cada vez mais o interesse em diversificar sua área de atuação, hoje voltada quase exclusivamente para o mercado off-road.
Como trunfo para a RC8 no mercado brasileiro, a marca aposta em sua tradição e num conjunto que não deixa nada a desejar para nenhum outro modelo da mesma categoria.
Usando traços modernos e angulosos, a equipe de designers da KTM criou uma identidade visual bastante agressiva na nova moto. Na frente o destaque são a ampla carenagem frontal sem muitas curvas e os dois faróis sobrepostos. O painel é inteiro em cristal líquido, com uma grande área de informações para o condutor.
O tanque, com capacidade para 16,5 litros (3,5 de reserva) também segue o mesmo estilo da carenagem frontal, com traços angulosos. Uma das novidades está no ajuste da altura do assento do piloto, configurado para 805 mm ou 825 mm, e feito manualmente.
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Ciclística e mecânica
O objetivo da KTM foi criar uma autêntica superesportiva de alto desempenho, com nítido apelo para o mundo das competições. Com isso, a RC8 está equipada com um V-Twin de 75 graus de 1148 cm³ com duplo comando no cabeçote (DOHC) e arrefecimento líquido. A potência anunciada é de 155 cv a 10.000 rpm, com torque de 12,0 kgfm. O câmbio é de seis velocidades, com a transmissão final feita por corrente.
Os mais exigentes podem até torcer o nariz pelo fato de a KTM ter escolhido um motor de 2 cilindros para equipar sua primeira superesportiva de alta cilindrada. No entanto, a montadora garante que a performance não ficará devendo nada para a concorrência -- no caso, os motores de quatro cilindros em linha, arquitetura mais comum nas motos japonesas desta categoria.
Na ciclística, a RC8 usa um quadro em treliça de aço cromo-molibdênio com o subquadro em alumínio. Os freios são da marca Brembo, com dois discos de 320 mm e pinças de quatro pistões na dianteira, e um disco simples de 220 mm com pinça de dois pistões na traseira.
A suspensão dianteira usa garfo invertido com tubos de 43 mm com curso de 120 mm. Já atrás o sistema usa suspensão mono-choque com curso de 125 mm totalmente ajustável. Os pneus têm medida de 120/70 ZR 17 (dianteiro) e 190/55 ZR 17 (traseiro).
Já é certo que a nova KTM 1190 RC8 irá desembarcar no Brasil no segundo semestre deste ano. Os preços, no entanto, ainda não foram definidos. A superesportiva austríaca estará disponível em duas combinações de cores: o tradicional laranja da KTM com preto, e branco com preto. (por Murillo Ghigonetto)