Com duas rodas dianteiras, F3 Adrenaline é triciclo rápido

Da Infomoto

Em 2007, o mercado mundial de motocicletas viu ressurgir uma categoria que tinha perdido espaço nos últimos anos: os triciclos. Ao contrário dos convencionais, com duas rodas atrás e uma na frente, o que se viu foi o surgimento de modelos com as duas rodas na dianteira e a terceira, motriz, na traseira.

A primeira a apostar nessa nova onda foi a italiana Piaggio, com seu MP3, veiculo revolucionário que causou enorme repercussão. Em seguida chegou o Spyder, da BRP, também seguindo a mesma linha. Agora, a novidade vem da americana Trirod, com o lançamento do F3 Adrenaline, um triciclo no melhor do estilo chopper, como define seu fabricante.
Divulgação
A configuração invertida dá estabilidade e segurança ao motoritsta
OUTRAS FOTOS DA F3 ADRENALINE


A idéia da Trirod era construir um triciclo não apenas bonito, mas que também oferecesse bom desempenho e segurança nos deslocamentos. A configuração com duas rodas na dianteira e uma na traseira torna-se mais eficientes contra capotagens. Com distância entre-eixos de quase dois metros (1930,4 mm) e altura do assento de 431,8 milímetros, o F3 Adrenaline é o modelo ideal para quem não quer passar despercebido ao rodar por aí.

Na frente, os destaques ficam por conta das duas rodas e da ampla carenagem frontal. O ponto negativo é o painel. Inexistente, ele não fornece informações para o piloto. Por outro lado, o F3 esbanja requinte e tecnologia. Detalhes, como a direção servo-assistida eletronicamente, e peças em fibra de carbono garantem sofisticação do conjunto. O tanque curvo de linhas compactas tem como ponto negativo a capacidade de combustível, de míseros 9,4 litros. Na traseira, sem espaço para dar carona, apenas um pequeno pára-lama encobre a roda.

Mecânica e ciclística
O visual invocado do triciclo também se mostra presente no propulsor fabricado pela Harley-Davidson. Trata-se de um V-2 com acabamento todo cromado e 1967 cm³ de capacidade cúbica. Infelizmente, o fabricante prefere manter em segredo dados de potência e torque. Para os mais curiosos, apenas informações básicas de mecânica são apresentadas, como o câmbio de seis velocidades e a transmissão final feita por correia dentada reforçada com kevlar.

Na ciclística, o model também mostra competência. As suspensão dianteira é formada por braços duplos desiguais, em "V", com tirantes e amortecedores totalmente ajustáveis, sistema semelhante ao utilizado pelos carros de Formula 1. Na traseira, o F3 Adrenaline usa suspensão com mono amortecedor Penske, também totalmente ajustável. Os pneus dianteiros têm medidas 195/40-17. Já na traseira, a configuração é de 250/25 em roda de 18 polegadas. Os freios são a disco com 250 mm atrás e dois discos de 330 mm na frente.

Com sede na Califórnia, EUA, a Trirod espera atrair clientes do mundo inteiro com o F3 Adrenaline. "Nós acreditamos que os fãs de motocicletas estão procurando por algo novo e mais excitante", diz Paul Seiter, diretor da empresa. "O F3 Adrenaline oferece às pessoas uma nova era para o mercado de motocicletas mundial."

Para os interessados, o valor é de US$ 54.995, sendo que as encomendas podem ser feitas diretamente pela internet no site do construtor.

(por Murillo Ghigonetto)

UOL Cursos Online

Todos os cursos