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Sócios do posto: Inmetro divulga os SUVs flex mais gastões do Brasil

Agora equipado com motor 1.3 turbo flex, Jeep Renegade fica mais gastão nas versões com tração nas 4 rodas, como a Trailhawk Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/06/2022 04h00

Com o preço dos combustíveis nas alturas, o gasto com abastecimento tem sido pesado para quem roda frequentemente com automóvel.

Se o consumo do veículo for grande, a conta a ser paga no posto de combustível fica ainda mais salgada.

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Para orientar o consumidor sobre a eficiência energética dos carros comercializados no Brasil, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) criou o PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) voltado a veículos.

O órgão divulgou recentemente a lista atualizada do PBE Veicular, trazendo modelos vendidos no País em 2022.

O ranking inclui os SUVs flex, a categoria que virou queridinha dos brasileiros. Já contamos quais são os utilitários esportivos bicombustíveis que bebem menos; confira agora as opções mais "gastonas" do mercado na atualidade dentre os SUVs abastecidos tanto com etanol quanto com gasolina.

Quando existe mais de uma versão do mesmo modelo com consumo idêntico, consideramos aquela com o menor preço.

Como é feita a avaliação de consumo do Inmetro

O PBE mede o consumo energético em MJ/km (megajoules por quilômetro) e também em km/l dos modelos comercializados aqui.

Ou seja, avalia o gasto necessário de energia para determinado automóvel se locomover.

Quanto menor for o gasto a cada km rodado, mais eficiente será determinado automóvel.

A medição segue teste padronizado de consumo, em condições controladas, atribuindo nota que vai de "A", para os modelos mais eficientes, até "E", para os menos eficientes.

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Os 5 SUVs flex campeões em alto consumo

  • Imagem: Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Land Rover Discovery Sport

    Versão S
    Motor 2.0 turbo flex de 249 cv, câmbio automático de 9 marchas e tração integral

    Nota D
    Consumo energético - 2,90 MJ/km

    Consumo cidade - 4,9 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 6,2 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 7 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 8,6 km/l (gasolina)

  • Imagem: Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Jaguar E-Pace

    Versão R-Dynamic S
    Motor 2.0 turbo flex de 249 cv, câmbio automático de 9 marchas e tração integral

    Nota D
    Consumo energético - 2,61 MJ/km

    Consumo cidade - 5,4 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 7 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 7,5 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 10 km/l (gasolina)

  • Imagem: Murilo Góes/UOL
    Imagem: Murilo Góes/UOL

    Range Rover Evoque

    Versão S
    Motor 2.0 turbo flex de 249 cv, câmbio automático de 9 marchas e tração integral

    Nota D
    Consumo energético - 2,49 MJ/km

    Consumo cidade - 5,4 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 7,1 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 8,2 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 10,4 km/l (gasolina)

  • Imagem: Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Jeep Renegade

    Versão Trailhawk
    Motor 1.3 turbo flex de 185 cv, câmbio automático de 9 marchas e tração integral

    Nota C
    Consumo energético - 2,24 MJ/km

    Consumo cidade - 6,3 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 7,6 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 9,1 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 10,8 km/l (gasolina)

  • Imagem: Divulgação
    Imagem: Divulgação

    BMW X1

    Versão sDrive20i GP Plus
    Motor 2.0 turbo flex de 192 cv, câmbio automático de 8 marchas e tração dianteira

    Nota C
    Consumo energético - 2,09 MJ/km

    Consumo cidade - 6,7 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 8,3 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 9,5 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 11,7 km/l (gasolina)

Fonte: Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia)

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