Topo

Saiba quais foram os 5 carros automáticos mais vendidos em 2019

Jeep Renegade não foi apenas o utilitário esportivo mais emplacado no ano passado; foi também o automático líder em vendas - Murilo Góes/UOL
Jeep Renegade não foi apenas o utilitário esportivo mais emplacado no ano passado; foi também o automático líder em vendas Imagem: Murilo Góes/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/01/2020 04h00

Há algumas décadas, transmissão automática era um item restrito a carros mais caros e luxuosos no País. Hoje, esse tipo de câmbio caiu definitivamente no gosto dos brasileiros - tanto que cerca de metade dos veículos novos comercializados no Brasil já não vem com o pedal esquerdo.

A comodidade de contar com um veículo que troca as marchas para você, especialmente no trânsito cada vez mais congestionado das grandes cidades, é um dos fatores que faz crescer a preferência pelos automáticos.

Mas esse não é o único motivo: as transmissões do tipo têm ficado mais baratas e também mais eficientes, quebrando um certo preconceito que os brasileiros tinham no passado.

Hoje, quase todos os modelos zero-quilômetro à venda, inclusive no segmento de entrada, oferecem ao consumidor pelo menos uma versão automática, seja convencional, dotada de conversor de torque, seja do tipo CVT, que tem ganhado força, especialmente dentre as marcas japonesas. Isso sem contar as alternativas automatizadas com dupla embreagem.

Ao mesmo tempo, os câmbios automatizados com embreagem única, alternativa mais acessível, porém menos confortável, estão em declínio, utilizados por cada vez menos fabricantes.

Confira abaixo quais foram os modelos automáticos mais vendidos no ano passado de acordo com dados fornecidos com exclusividade pela consultoria Jato Brasil.

Os 5 carros automáticos campeões de vendas

  • Divulgação

    Jeep Renegade

    O SUV campeão de vendas em 2019 foi também o automóvel sem pedal de embreagem mais emplacado ao longo do ano passado; foram 66.370 licenciamentos.

  • Divulgação

    Fiat Toro

    Coube a uma picape a segunda colocação no ranking de veículos automáticos. No ano passado, o utilitário de porte intermediário acumulou 64.089 unidades licenciadas sem pedal de embreagem.

  • Divulgação

    Toyota Yaris

    O hatch compacto foi o terceiro em volume de vendas dentre os carros automáticos. Em 2019, foram 63.391 licenciamentos com esse tipo de câmbio.

  • Divulgação

    Jeep Compass

    O segundo SUV mais vendido no ano passado foi o quarto colocado em emplacamentos considerando apenas veículos automáticos, com 59.219 unidades licenciadas; o utilitário esportivo é disponibilizado apenas com esse tipo de transmissão.

  • Divulgação

    Toyota Corolla

    O sedã médio é comercializado apenas com transmissão automática; em 2019, foram 56.708 emplacamentos, garantindo ao Corolla a quinta posição do ranking.

Fonte: Jato do Brasil