Topo

PCD: conheça os 10 carros com maior desvalorização na revenda

Jeep Renegade 1.8 é o carro PCD que apresenta maior desvalorização, de acordo com levantamento da KBB Brasil - Divulgação
Jeep Renegade 1.8 é o carro PCD que apresenta maior desvalorização, de acordo com levantamento da KBB Brasil Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

24/01/2020 04h00

De acordo com a Abridef (Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistiva), as vendas de carros para PCD (pessoas com deficiência) tiveram alta expressiva em 2019.

O balanço ainda não está fechado, porém a entidade estima uma elevação de no mínimo 40% nos emplacamentos comparando com 2018 - quando 264,5 mil automóveis foram comercializados para esse público.

Para se ter uma ideia, os licenciamentos de automóveis no ano passado, considerando todos os tipos de clientes, subiram 7,65% no ano passado ante 2018.

O crescimento das vendas para PCD vai no embalo das isenções fiscais concedidas a esses clientes, que não pagam ICMS nem IPI na aquisição de modelos zero-quilômetro com preço inferior a R$ 70 mil.

Também não recolhem IPVA e, em cidades como São Paulo, são isentos do rodízio municipal.

Para se adequarem a esse limite, inclusive, montadoras chegam a criar versões específicas para clientes PCD de determinados modelos, que perdem alguns itens de série.

Outros automóveis já contam com versões padrão abaixo do preço máximo e já estão habilitados ao desconto máximo previsto de impostos.

Quem está disposto a fechar negócio e tem direito aos benefícios fiscais pode de perguntar: como é a desvalorização desses automóveis quando chegar o momento da troca por outro zero-quilômetro?

A KBB Brasil, empresa especializada em preços de veículos novos e usados, realizou esse levantamento, considerando apenas modelos elegíveis à isenção total de impostos - portanto, com preço sugerido abaixo de R$ 70 mil - e equipados com câmbio automático ou automatizado.

No caso, o cálculo da desvalorização compara o preço sugerido dos veículos em agosto de 2019 com os valores aplicados pelo mercado para a mesma versão fabricada em anos anteriores.

Confira abaixo a lista dos dez modelos vendidos para PCD com a maior desvalorização. Saiba também quais são os dez carros comercializados a esse público que apresentam a menor desvalorização.

Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.

Os 10 veiculos para PCD com maior desvalorização

  • Divulgação

    Jeep Renegade 1.8 automático 2019

    Desvalorização de 17,66%

  • Murilo Góes/UOL

    Renault Sandero Stepway Easy'R 2019

    Desvalorização de 17,23%

  • Divulgação

    Fiat Mobi Drive GSR 2019

    Desvalorização de 16,98%

  • Reprodução

    Volkswagen Gol automático 2020

    Desvalorização de 15,63%

  • Divulgação

    Toyota Etios Cross automático 2018

    Desvalorização de 14,92%

  • Divulgação

    Volkswagen Fox Connect I-Motion 2019

    Desvalorização de 14,05%

  • Divulgação

    Citroën C3 Exclusive automático 2019

    Desvalorização de 12,26%

  • Divulgação

    Volkswagen Move Up I-Motion 2019

    Desvalorização de 11,51%

  • Divulgação

    Citroën Aircross Live automático 2018

    Desvalorização de 11,47%

  • Divulgação

    Citroën C3 Urban Trail automático 2019

    Desvalorização de 11,03%

Fonte: KBB Brasil