Conheça 10 filmes e documentários do Netflix para quem ama carros
"Grand Prix" (1966), "Bullitt" (1968)... estes são títulos clássicos citados quando se fala em filmes sobre o universo automotivo.
Para a turma ligada no streaming de vídeos, porém, o Netflix é o veículo preferido e as opções são restritas por serem bem mais recentes.
Ainda assim, é possível encontrar bons representantes da cultura de carros e ir além de "Velozes e Furiosos".
Além da franquia norte-americana de longas, há diversas opções de filmes, séries e documentários para quem curte quatro rodas, ronco de motor e cheiro de gasolina.
Está cansado do noticiário atual e quer acelerar a imaginação, enquanto relaxa com conteúdo graxeiro? UOL Carros lista dez bons exemplos que estão no acervo do Netflix. Pise fundo no play:
Luz, câmera, aceleração
-
"Velozes e Furiosos", a partir de 2001
"The Fast and the Furious" é uma das mais famosas franquias de ação envolvendo carros. São seis continuações e dois curta-metragens desde o filme de estreia, em 2001. Seis dos filmes estão no catálogo do Netflix. Com muitos carros preparados e perseguições espetaculares (algumas controversas), a saga conta basicamente a história de dois personagens: Dominic Toretto (Vin Diesel) e Brian O'Conner (Paul Walker, ator morto em 2013 em acidente de carro). O quinto episódio, intitulado "Operação Rio", se passa no Brasil. Nota do público: 4 estrelas (média).
-
"Uma saída de mestre", 2003
"Italian Job" em seu título original, é uma refilmagem de 2003 para a história de um grande roubo nos canais de Veneza (Itália). Com Charlize Theron, Mark Wahlberg, Edward Norton, Jason Statham e Donald Sutherland, tem cenas de perseguição envolvendo unidades do Mini Cooper de tirar o fôlego. Nota do público: 4,5 estrelas.
-
"Carros", 2006
Já faz dez anos que a animação da Pixar conquistou o público a tratar de um tema considerado por muitos "de adulto". Ganhadora do "Globo de Ouro", traz referências ao universo automotivo que vão de Steve McQueen (de "Bullitt") e "Dias de Trovão" (filme sobre corridas com Tom Cruise) a Michael Schumacher (que empresta voz a um dos personagens, aliás). Na história, Relâmpago McQueen, um promissor carro de stock car, atravessa os EUA para disputar a corrida mais importante do país. Nota do público: 4,5 estrelas.
-
"Quem matou o carro elétrico", 2006
Lembra do EV1 da General Motors? Você é um dos poucos, então. Este documentário conta a história de nascimento e morte do "pai do Volt", bem como seus motivos obscuros. Tentativa de se ter um carro elétrico de sucesso na virada do século, o EV1 surgiu em 1996 e saiu do mercado em 1999 -- foram 1.117 unidades em três anos no Arizona e Califórnia (EUA). Nota do público: 4 estrelas.
-
"A Vingança do Carro Elétrico" (Revenge of the electric car), 2011
Também documentário, revela, entre outros detalhes, bastidores da indústria do automóvel e conta a história do ainda recente retorno do interesse nos carros elétricos. Inclui também curiosidades sobre a Tesla, marca californiana hypada por seus esportivos totalmente plugados. Nota do público: 4,5 estrelas.
-
"Rush - No limite da emoção", 2013
É possível contar uma das histórias mais emblemáticas da Fórmula 1 usando um ator de filmes de ação e outro especialista em dramas? Com belas imagens de carros na pista de Nürburgring, tomadas que simulam o interior do motor de um F1, som arrebatador e ótima interpretação de Chris Hemsworth ("Thor") e Daniel Brühl ("Adeus, Lênin"), conta a rivalidade entre Niki Lauda e James Hunt na década de 1970. Ganhou seis prêmios e teve mais 55 indicações. Nota do público: 5 estrelas.
-
"Journey to Le Mans", 2014
Documentário narrado por Patrick Stewart (o capitão Jean-Luc Picard de "Star Trek: Nova Geração") traz a história de uma equipe inglesa que "ultrapassa os limites da resistência humana e da perícia em engenharia" para competir nas 24h de LeMans, a mais desafiadora corrida de carros do mundo. Nota do público: 4,5 estrelas.
-
"Gonchi", 2015
Mais um bom documentário disponível no Netflix, conta a história do piloto uruguaio Gonzalo Rodríguez, o Gonchi. Vindo de país sem tradição no automobilismo, apesar da vizinhança com o a Argentina de Fangio e o Brasil de Senna, tentou disputar a Fórmula 1 e conquistar o mundo. Rodríguez morreu em setembro de 1999, aos 27 anos, na curva "Saca-rolhas" durante treino da Fórmula Indy, no autódromo de Laguna Seca (EUA), quando os freios falharam a 250 km/h, levando à batida seguida de capotamento. Nota do público: 5 estrelas.
-
"A faster horse", 2015
Documentário bem produzido e profundo, mostra todo o desenvolvimento da atual geração do Ford Mustang, ao mesmo tempo em que conta a história e o legado do carro, um dos criadores do segmento de "muscle cars" e ícone que completou 50 anos em 2015. Também revela o processo de comando da Ford por Lee Iacocca nos anos 1960. Nota do público: 4,5 estrelas.
-
"Back in time", 2015
Pensar na trilogia "De volta para o futuro" é praticamente pensar na máquina usada pelo jovem Marty McFly (Michael J. Fox) e pelo Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd) para desafiar tempo e espaço: um DeLorean DMC-12. Trinta anos depois, atores, roteiristas e fãs se reúnem neste documentário para falar sobre a história e seus ícones. Nota do público: 4 estrelas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.