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Confira quais são os 10 carros automáticos mais vendidos do Brasil

Toyota Corolla XEi é o líder; sedã médio tem preço sugerido de R$ 105.990 - Divulgação
Toyota Corolla XEi é o líder; sedã médio tem preço sugerido de R$ 105.990
Imagem: Divulgação

Do UOL, de São Paulo (SP)

22/02/2019 17h37

Há dez anos, quem desejasse a comodidade do câmbio automático precisava comprar um sedã médio ou modelo ainda mais caro. Nos últimos anos, porém, o equipamento tem ficado cada vez mais popular, disponível também nas versões mais equipadas de modelos de entrada -- vide o sucesso do Chevrolet Onix, carro mais vendido há quatro anos seguidos, e de outros compactos, como Hyundai HB20.

Somente no ano passado, Ford Ka, bem como Gol e Voyage, da Volkswagen, também entraram no time dos veículos sem pedal de embreagem, que dispensam o motorista do trabalho de trocar as marchas. Na atualidade, cerca de 40% dos automóveis zero-quilômetro comercializados já vêm com esse câmbio e o percentual deve subir para 60% por volta de 2020.

Ainda assim, o oferta desse item hoje está concentrada nos SUVs, o que é natural, considerando que essa categoria já responde por quase 25% das vendas de automóveis no país. Mas quais são os modelos automáticos mais emplacados atualmente no país? UOL Carros responde abaixo a essa pergunta, com base em levantamento da consultoria JATO, obtido com exclusividade. A lista leva em conta os licenciamentos de veículos novos em janeiro de 2019 e considera a versão específica -- por conta disso, o Honda HR-V tem dois representantes no "top 10", nas configurações EXL, em quinto lugar, e EX, na sétima posição.

Somando as duas versões, o utilitário esportivo da marca japonesa é o automático mais vendido do Brasil, com 2.960 emplacamentos. Mas, considerando apenas a versão, a ponta é do Toyota Corolla, na configuração XEi, que teve 2.308 emplacamentos no período. 

Os 10 carros automáticos mais vendidos em janeiro

  • Divulgação

    Toyota Corolla XEi - 2.308 unidades

    O sedã médio campeão de vendas do Brasil também é o automático preferido no país. Traz câmbio CVT com operação suave e simulação de sete marchas, para quem faz questão de trocas manuais. Nessa configuração, sai por R$ 105.990 e tem motor 2.0 flex de 153 cv.

  • Murilo Góes/UOL

    Jeep Compass Longitude flex - 1.728 unidades

    Enquanto o Renegade foi o utilitário esportivo mais vendido em janeiro, o Compass fechou 2018 na liderança do segmento, com mais de 60 mil unidades comercializadas. Na versão intermediária Longitude flex, tem preço sugerido de R$ 127.990. O motor 2.0 rende 166 cv e a transmissão tem seis velocidades.

  • Divulgação

    Volkswagen Polo Comfortline 200 TSI - 1.585 unidades

    O Polo é hoje o carro mais vendido da Volkswagen no Brasil, com mais emplacamentos até que o Gol. O hatch tem na versão Comfortline o conjunto mecânico mais interessante, com motor 1.0 turbo flex de 128 cv e transmissão automática de seis marchas com trocas suaves. Tudo com economia de combustível. Preço inicial de R$ 70.480.

  • Leo Sposito/Car and Driver Brasil

    Chevolet Onix LTZ - 1.522 unidades

    O campeão absoluto de vendas do país também faz sucesso com sua versão mais completa, que sai por R$ 58.690 e faz dele o automático mais barato dentre os dez mais vendidos. Também se destaca por ser o primeiro compacto a contar com câmbio automático de seis marchas, desde 2013.

  • Divulgação

    Honda HR-V EXL - 1.519 unidades

    A versão mais completa hoje disponível para o SUV compacto, que recém chegou à linha 2019, traz bancos de couro, 6 airbags e central multimídia com câmera de ré. O motor 1.8 flex, o mesmo das demais configurações, rende 140 cv e conversa muito bem com o câmbio CVT, que traz simulação de 7 marchas com trocas por borboletas no volante. Custa R$ 108.500.

  • Auto+

    Jeep Renegade Sport - 1.506 unidades

    SUV mais vendido do país neste início de ano, o Jeep Renegade custa R$ 85.990 na versão de entrada Sport automática, que sai por R$ 85.990. A transmissão tem seis marcas e o motor 1.8 bicombustível rende 139 cv. A tração é dianteira

  • Divulgação

    Honda HR-V EX - 1.441 unidades

    A versão intermediária do SUV compacto da Honda custa R$ 98.700 e aposta na suavidade e na economia de combustível do câmbio CVT. Nessa configuração, traz rodas de liga leve de 17 polegadas idênticas às da versão EXL, a mais cara atualmente, e traz itens como ar-condicionado digital e controle de velocidade de cruzeiro.

  • Divulgação

    Renault Captur Life 1.6 PCD - 1.386 unidades

    Essa configuração do SUV compacto da Renault é específica para o público PCD (pessoas com deficiência) e tem preço convidativo de R$ 69.990, valor que cai para apenas R$ 54.126,37 no estado paulista, por conta das isenções de ICMS e IPI a esses clientes. Traz motor 1.6 flex, câmbio CVT e itens como controle de velocidade de cruzeiro e rodas de liga leve.

  • Best Cars

    Fiat Toro Volcano diesel - 1.356 unidades

    A única picape deste ranking também é o único modelo equipado com a robustez e o torque do motor turbodiesel, no caso uma unidade 2.0 de 170 cv e torque de 35,7 kgfm. Também é o único veículo a trazer tração 4x4 e transmissão com nove marchas. A Toro também é a mais cara da lista: na configuração Volcano a diesel, tem preço sugerido de R$ 147.990.

  • Divulgação

    Nissan Kicks 1.6 S - 1.338 unidades

    O décimo veículo automático mais comercializado do Brasil também é um SUV e igualmente investe na transmissão CVT, em nome da economia de combustível. No caso, trata-se da configuração automática mais barata do utilitário esportivo compacto da Nissan, que sai por R$ 83.490, preço competitivo em sua categoria. O motor de 1,6 litro flex rende 114 cv.

Fonte: JATO