PUBLICIDADE
Topo

10 carros interessantes feitos por marcas fora do setor automotivo

Do UOL

Em São Paulo (SP)

04/10/2020 04h00

Já há alguns bons anos empresas de fora do mercado automotivo se aventuram idealizando veículos com algum tipo de novidade. Algumas marcas bastante famosas já entraram nesta empreitada com níveis de sucesso diferentes e alguns projetos que nunca saíram do papel.

Confira aqui 10 casos:

Carros de marcas fora do setor automotivo

  • Kalashnikov CV-1

    A russa Kalashnikov ficou famosa mundialmente pelo rifle AK-47, mas nos últimos anos a empresa se distanciou do mundo das armas. Em 2018, ela revelou o CV-1, um hatch de design retrô inspirado na era soviética.

  • Sony Vision-S

    A Sony divulgou na CES 2020 um sedã elétrico que poderia muito bem ser rival de modelos da Tesla. Chamado de Vision-S, este protótipo elétrico parece quase pronto, embora a marca afirme que este é apenas um veículo conceito.

  • Apple iCar

    O modelo foi divulgado em 2016. Entretanto a Apple jamais mostrou o carro, já que anunciou em 2019 que estava mudando seu foco para o desenvolvimento de sistemas autônomos.

  • Google Firefly

    A Waymo - de propriedade do Google - vem desde 2009 projetando veículos autônomos. O carro é até aqui o mais famoso da marca.

  • Swatch

    A fabricante de relógios fez nos anos 1990 um carro urbano pequeno e personalizável em parceria om a Mercedes-Benz. Ele te lembra algo? Sim, o modelo criado se tornaria o Swatch Mercedes ART (Smart).

  • Samsung XM3 Inspire

    Em 2019 a empresa criou o conceito XM3 Inspire em parceria com a Renault como versão rebatizada do SUV Arkana, lançado em 2018. O modelo possui um conceito de cockpit digital.

  • Michelin PLR

    Pensado para ser um protótipo de carro para testar compostos de pneus, o PLR da Michelin era baseado no Citroën DS, tinha dois motores Chevrolet big block e nada menos que dez rodas. Ele pesava 9.500 kg e foi apelidado de centopeia.

  • Roborace da Nvidia

    O carro do campeonato Roborace, primeiro para modelos autônomos na história do automobilismo, foi feito pela empresa Nvidia. A empresa norte-americana é conhecida por desenvolver processadores gráficos para computadores.

  • Bombardier NEV

    A Bombardier ficou famosa por construir jatos particulares, mas fez o elétrico NEV (na sigla Veículo Elétrico de Vizinhança em inglês) em 1997. Sua velocidade máxima era de 40 km/h com apenas 48 km de autonomia.

  • Ineos Grenadier

    O grupo de produtos químicos Ineos tem como proprietário o homem mais rico do Reino Unido, Jim Ratcliffe. O Grenadier foi anunciado como sucessor espiritual do Land Rover Defender. Será um 4x4 com motores BMW que promete ter fabricação de 25 mil unidades por ano a partir de 2021.