PUBLICIDADE
Topo

Cobiçados pelos bandidos: veja os 10 SUVs mais roubados ou furtados em SP

Lançado em 2003 e descontinuado neste ano, Ford EcoSport é um dos SUVs mais visados por ladrões em São Paulo - Murilo Góes/UOL
Lançado em 2003 e descontinuado neste ano, Ford EcoSport é um dos SUVs mais visados por ladrões em São Paulo Imagem: Murilo Góes/UOL

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/10/2021 04h00

No período de janeiro a agosto deste ano, São Paulo teve 2.988 ocorrências de roubo ou furto de SUVs registradas em todo o Estado.

As informações são da Ituran, empresa de rastreamento veicular, com base em informações atribuídas à Secretaria da Segurança Pública do governo paulista. A pedido de UOL Carros, a companhia listou os dez SUVs mais furtados ou roubados nos primeiros oito meses de 2021.

Segundo Rodrigo Boutti, gerente de operações da Ituran, no caso específico dos utilitários esportivos, os exemplares com dois a cinco anos de fabricação são os mais visados, responsáveis por 31,5% do total de roubos ou furtos no período.

Em seguida, vêm os SUVs com cinco a dez anos de idade (27,3%), enquanto as unidades produzidas até dois anos atrás aparecem logo depois, com 20,1%.

Essa preferência por veículos mais novos, quando se trata de utilitários esportivos, contrasta com a idade média ao se levar em conta todos os tipos de carroceria: aí, predominam modelos de entrada e com mais de cinco anos de uso.

"Carros com mais de cinco anos de idade representam mais de 70% dos roubos ou furtos. Isso acontece porque esses são os automóveis com maior demanda por peças no mercado paralelo. O número de furtos também é muito maior do que o de roubos, porque é um crime muito mais ameno no Código Penal e mais difícil de se provar. Os criminosos só roubam, ou seja, usam violência, para levar veículos que não podem ser furtados, devido a tecnologias antifurto", explica.

Os 10 SUVs mais roubados ou furtados

  • Murilo Góes/UOL

    Ford EcoSport

    537 unidades roubadas ou furtadas

  • Divulgação

    Hyundai Tucson

    317 unidades roubadas ou furtadas

  • Divulgação

    Jeep Renegade

    315 unidades roubadas ou furtadas

  • Divulgação

    Honda HR-V

    259 unidades roubadas ou furtadas

  • Divulgação

    Jeep Compass

    196 unidades roubadas ou furtadas

  • Divulgação

    Renault Duster

    170 unidades roubadas ou furtadas

  • Murilo Góes/UOL

    Volkswagen T-Cross

    169 unidades roubadas ou furtadas

  • Marcos Camargo/UOL

    Hyundai Creta

    167 unidades roubadas ou furtadas

  • Murilo Góes/UOL

    Nissan Kicks

    161 unidades roubadas ou furtadas

  • Murilo Góes/UOL

    Chevrolet Tracker

    114 unidades roubadas ou furtadas

Fonte: Ituran, com base em dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo