PUBLICIDADE
Topo

De Palio a Marea: 11 carros "clássicos" da Fiat que já participaram do BBB

O sedã Marea foi um dos carros da Fiat que foram estrelas em BBB; modelo foi parte do prêmio para o vencedor da primeira edição do reality - Fiat | Divulgação
O sedã Marea foi um dos carros da Fiat que foram estrelas em BBB; modelo foi parte do prêmio para o vencedor da primeira edição do reality Imagem: Fiat | Divulgação

Rodrigo Lara

do UOL

04/05/2021 04h00

O BBB 21 chega ao fim hoje e uma das grandes novidades do programa é que a Fiat, patrocinadora do reality show desde a primeira edição, em 2002, aproveitará a final desta edição para apresentar seu primeiro SUV, derivado do Argo

Ele não será o primeiro carro da fabricante a ser dado como prêmio para participantes do Big Brother Brasil, no entanto.

Se nas edições mais recentes do programa a picape Toro e hatch Argo foram figuras comuns no reality, modelos mais "clássicos" da marca também tiveram sua participação. Confira abaixo alguns deles.

  • Fiat | Divulgação

    Marea

    O Marea não era novidade no mercado brasileiro em 2002, ano do primeiro BBB. Lançado por aqui em 1998, ele ainda ocupava o topo da linha da fabricante no país. Ele foi dado como prêmio ao vencedor da edição, o fisiculturista Kléber Bambam, na versão HLX com motor 2.4.

  • Divulgação

    Stilo

    Na época do BBB 4, realizado em 2004, o Stilo ainda tinha um certo ar de novidade no Brasil. O hatch médio foi lançado por aqui em 2002 e seu chamava a atenção pelo visual arrojado - especialmente na versão esportiva Abarth. A participação no BBB era como prêmio, dado a quem vencesse a edição do programa.

  • Divulgação

    Palio Adventure

    A perua que praticamente lançou a moda dos "aventureiros de asfalto" no país também apareceu no reality desde a primeira edição. No programa, foi desde prêmio para provas até "decoração" do cenário. No mercado, a perua foi a mais longeva do segmento e durou até 2020, quando sua produção foi encerrada.

  • Divulgação

    Doblò

    O Doblò completa 20 anos de vendas no Brasil e, claro, participou o reality show da Globo. No caso da van, ela não serviu como premiação para os participantes do evento, mas sim como elemento de cenário e também cedeu seu espaço interno para a realização de provas em várias edições do BBB.

  • Murilo Góes/UOL

    Grand Siena

    O Grand Siena foi prêmio de uma prova de resistência no BBB 12. O sedã compacto da Fiat foi estrela de uma prova no mínimo curiosa: instalado em um simulador de capotagem. Com isso, o participante que suportasse mais tempo dentro do carro levava um exemplar para casa.

  • Murilo Góes/UOL

    Linea

    Sucessor do Marea, o sedã médio da Fiat participou de provas de resistência em mais de uma edição do reality. Nos BBB 10 e 11, vencedores de desafios do tipo levaram um exemplar do carro para casa. Já no mercado brasileiro, o Linea foi até 2016, onde contou até mesmo com uma versão esportiva, a 1.4 T-Jet.

  • Divulgação

    Palio

    Outra figurinha carimbada da Fiat nos BBB foi o Palio, que também ocupou lugar de destaque na linha da fabricante e foi vendido por mais de 20 anos. No BBB, ele foi prêmio de provas de resistência, como a realizada no BBB 13.

  • Murilo Góes/UOL

    Bravo

    Sucessor do Stilo, o hatch médio da Fiat era arrojado, mas nunca foi um sucesso de vendas no mercado nacional, onde chegou no final de 2010. Isso não impediu a sua participação no BBB 14, quando foi prêmio por uma prova de resistência na qual os participantes ficavam em uma plataforma giratória.

  • Murilo Góes/UOL

    Freemont

    Incursão inédita da Fiat no segmento dos SUV, o Freemont era uma versão do Dodge Journey com pequenas alterações. Lançamento recente à época do BBB 12, o modelo foi divulgado à exaustão no programa. A vida no mercado, porém, foi relativamente curta: foi produzido até 2016.

  • Murilo Góes/UOL

    Uno

    A versão reestilizada do clássico Uno também deu as caras no BBB. E como elemento de uma prova de resistência no BBB 15, com equipes de participantes tendo que ficar dentro de carros pelo maior tempo possível. O modelo continua sendo produzido até hoje, ainda que não tenha o mesmo destaque de outrora dentro da linha Fiat.

  • Divulgação

    Strada Adventure

    A Strada fez fama no mercado nacional e até hoje é referência no segmento de picapes compactas. Ao longo das edições do BBB, a picape, claro, apareceu no programa. No BBB 16, por exemplo, ela não apenas protagonizou uma prova de resistência que envolvia carregar e descarregar a caçamba de unidades da Strada estacionadas no cenário. O vencedor levou uma Strada Adventure.