Topo

Seu Automóvel


Seu Automóvel

Carro automático: confira os dez modelos mais vendidos em agosto

Juntos, o hatch Polo e o sedã Virtus foram os veículos sem pedal de embreagem mais vendidos no mês passado - Murilo Góes/UOL
Juntos, o hatch Polo e o sedã Virtus foram os veículos sem pedal de embreagem mais vendidos no mês passado
Imagem: Murilo Góes/UOL

Do UOL

Em São Paulo (SP)

15/09/2019 04h00

No embalo das vendas aquecidas para clientes PCD (pessoas com deficiência), a procura por carros automáticos tem crescido no Brasil. Especialmente na faixa de preço a partir de R$ 90 mil, já existem veículos que nem são mais oferecidos com pedal de embreagem - vide os exemplos do novo Toyota Corolla e de SUVs como o Honda HR-V.

Para mencionar outro utilitário esportivo, o Volkswagen T-Cross traz apenas uma versão equipada com câmbio manual: a 200 TSI, que em agosto teve apenas 96 unidades licenciadas ou pouco mais de 2% das vendas totais do SUV no período. Ou seja: o VW T-Cross de entrada virou "mico".

Por outro lado, a transmissão automática também está se popularizando no segmento de compactos, a ponto de ser um item praticamente obrigatório nas versões mais equipadas. Para citar apenas os três modelos mais vendidos do País, Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e, mais recentemente, Ford Ka podem ser equipados com câmbio automático.

Vale destacar que no trio a transmissão é automática convencional, dotada de conversor de torque, e não as criticadas caixas automatizadas de embreagem única, cada vez mais em desuso. Sem contar os carros que utilizam câmbio CVT, com relações de marcha variáveis, disponível para compactos como Nissan March e Toyota Yaris.

Confira abaixo quais foram os dez carros sem pedal de embreagem que lideraram os emplacamentos em agosto, com dados da consultoria Jato Brasil - obtidos com exclusividade por UOL Carros. Na lista, os veículos que têm versões hatch e sedã são considerados um só modelo.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Os 10 carros automáticos mais vendidos em agosto

  • Murilo Góes/UOL

    Volkswagen Polo e Virtus

    As vendas somadas de Polo e Virtus com transmissão automática chegaram a 6.563 exemplares no mês passado.

  • Divulgação

    Hyundai Creta

    Já o utilitário esportivo da Hyundai por muito pouco não ficou com a liderança: em agosto, foram licenciados 6.553 exemplares automáticos.

  • Divulgação

    Chevrolet Onix, Prisma e Onix Plus

    O trio teve 5.841 unidades emplacadas no mês passado. Do total, 822 foram do recém lançado Onix Plus, com motor 1.0 turbo de 116 cv. Como as vendas ao público começaram em setembro, deduz-se que esse lote foi licenciado pela própria General Motors e por concessionários. Leia mais

  • Divulgação

    Toyota Yaris Hatch e Sedã

    Somados, Yaris Hatch e Sedã tiveram 4.977 emplacamentos com transmissão automática no mês passado.

  • Murilo Góes/UOL

    Jeep Renegade

    Na sequência, o SUV compacto teve 4.886 unidades automáticas comercializadas no mesmo período.

  • Murilo Góes/UOL

    Jeep Compass

    Outro SUV da Jeep está no "top 10" dos automáticos em agosto: o Compass, que acumulou 4.843 emplacamentos no mês que passou.

  • Murilo Góes/UOL

    Toyota Corolla

    No último mês antes de trocar de geração, o Corolla mandou bem e teve 4.610 licenciamentos de veículos sem pedal de embreagem. Uma curiosidade: do total, tem uma unidade do novo Corolla na versão GLi, com motor 2.0 de 177 cv. Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Volkswagen T-Cross

    Agosto foi o melhor mês de vendas do SUV compacto desde seu lançamento, com 4.128 unidades automáticas licenciadas. No período o T-Cross vendeu apenas 96 exemplares com câmbio manual. Leia mais

  • Divulgação

    Honda HR-V

    Equipado com câmbio CVT, o utilitário esportivo pequeno da Honda somou em agosto 4.054 emplacamentos.

  • Murilo Góes/UOL

    Nissan Kicks

    O SUV compacto da Nissan registrou 3.717 licenciamentos de veículos automáticos no mês passado.

Fonte: Jato Brasil

Mais Seu Automóvel