Campeões do consumo: veja os carros elétricos mais econômicos do Brasil

O novo ranking do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), lançado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) neste início de 2025, traz as médias de todos os modelos de cada carro disponível no mercado de veículos novos do Brasil. Além dos modelos a combustão temos também a presença dos elétricos, que cada vez mais têm se popularizado mundo afora.
Desta maneira, o UOL Carros foi atrás dos mais econômicos disponíveis no mercado de acordo com a lista divulgada. A lista abaixo considera a versão mais eficiente de cada um e põe na mesma colocação veículos que porventura empatem na média de consumo geral - ou seja, tem mais de dez itens.
Como é feita a avaliação de consumo do Inmetro
O PBE mede o consumo energético em MJ/km (megajoules por quilômetro) e também em km/l dos modelos comercializados aqui
Ou seja, avalia o gasto necessário de energia para determinado automóvel se locomover
Quanto menor for o gasto a cada km rodado, mais eficiente será determinado automóvel
A medição segue teste padronizado de consumo, em condições controladas, atribuindo nota que vai de "A", para os modelos mais eficientes, até "E", para os menos eficientes
Os carros elétricos mais econômicos do Brasil
-
BYD Dolphin Mini
Motor elétrico com autonomia de 280 km
Nota A
Consumo energético - 0,41 MJ/kmConsumo cidade - 58,6 km/l e
Consumo estrada - 41,9 km/l e
-
BYD Dolphin
Motor elétrico com autonomia de 291 km
Nota A
Consumo energético - 0,42 MJ/kmConsumo cidade - 51,9 km/l e
Consumo estrada - 43,5 km/l e
-
Neta Aya
Motor elétrico com autonomia de 263 km
Nota A
Consumo energético - 0,43 MJ/kmConsumo cidade - 52,9 km/l e
Consumo estrada - 42,7 km/l e
-
Hyundai Kona
Motor elétrico com autonomia de 252 km
Nota A
Consumo energético - 0,44 MJ/kmConsumo cidade - 52,5 km/l e
Consumo estrada - 40,6 km/l e
-
Renault E-Kwid
Motor elétrico com autonomia de 198 km
Nota A
Consumo energético - 0,44 MJ/kmConsumo cidade - 52,7 km/l e
Consumo estrada - 39,6 km/l e
-
Caoa Chery iCar
Motor elétrico com autonomia de 198 km
Nota A
Consumo energético - 0,46 MJ/kmConsumo cidade - 50,8 km/l e
Consumo estrada - 38,6 km/l e
-
Fiat 500E
Motor elétrico com uma marcha e autonomia de 227 km
Nota A
Consumo energético - 0,46 MJ/kmConsumo cidade - 47,3 km/l e
Consumo estrada - 40,4 km/l e
-
Mini Cooper E
Motor elétrico com autonomia de 246 km
Nota A
Consumo energético - 0,47 MJ/kmConsumo cidade - 48,1 km/l e
Consumo estrada - 38,5 km/l e
-
JAC e-JS4
Motor elétrico com uma marcha e autonomia de 307 km
Nota A
Consumo energético - 0,47 MJ/kmConsumo cidade - 47,5 km/l e
Consumo estrada - 39,1 km/l e
-
Chevrolet Bolt
Motor elétrico com uma marcha e autonomia de 390 km
Nota A
Consumo energético - 0,48 MJ/kmConsumo cidade - 47,2 km/l e
Consumo estrada - 38,2 km/l e
-
Volvo C40
Motor elétrico com uma marcha e autonomia de 385 km
Nota A
Consumo energético - 0,49 MJ/kmConsumo cidade - 44,2 km/l e
Consumo estrada - 38,4 km/l e
-
JAC e-J7
Motor elétrico com uma marcha e autonomia de 263 km
Nota A
Consumo energético - 0,50 MJ/kmConsumo cidade - 44,0 km/l e
Consumo estrada - 37,1 km/l e
-
GWM ORA 03
Motor elétrico com uma marcha e autonomia de 319 km
Nota A
Consumo energético - 0,51 MJ/kmConsumo cidade - 42,4 km/l e
Consumo estrada - 36,5 km/l e
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.