PUBLICIDADE
Topo

Jeep Renegade 2020

Preços, versões e tudo o que você precisa saber sobre o SUV compacto

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

27/06/2020 04h00

A FCA marcou um gol de placa ao lançar o Jeep Renegade.

Lançado no mercado brasileiro em 2015, ele marcou a nova fase de uma marca que até então tinha vendas muito tímidas por aqui.

Ao apostar em um projeto menor e mais urbano, a empresa viu suas vendas decolarem e logo assumiu a liderança nacional do segmento de SUVs compactos, hoje um dos mais badalados da indústria automotiva.

O design irreverente inspirado nos antigos Jeep é só um dos predicados do Renegade. Bem equipado e confortável, o carro caiu nas graças dos brasileiros, que não se incomodam com o desempenho discreto do motor 1.8 flex.

Embora as versões 4x2 respondam pela maioria das vendas do modelo, a Jeep oferece também a versão Trailhawk. Equipada com o valente 2.0 turbodiesel e tração nas quatro rodas, ele é preparado para encarar trilhas mais complicadas.

A primeira reestilização foi realizada em 2019, trazendo pequenas alterações no estilo dos faróis e lanternas - que mantiveram o mesmo desenho. Para-choques foram redesenhados e o interior ganhou novas opções de revestimento.

O que mudou na linha 2020

Mesmo com um visual recém-atualizado, o Renegade trouxe importantes mudanças na linha 2020.

A primeira alteração foi o fim da transmissão manual.

Na versão Sport, o SUV ganhou alarme perimétrico de série e um novo pacote opcional chamado Uconnect, que inclui central multimídia com tela de 7 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado digital de duas zonas e sensores de estacionamento traseiros.

As versões Longitude e Limited passaram a oferecer bancos de couro na cor marrom como opcional. A partir da versão Longitude flex, o Renegade passou a vir com lanternas em LED.

No fim de 2019, a Jeep lançou uma nova versão de entrada chamada apenas de STD.

Por fim, as configurações Limited e Trailhawk ganharam faróis com LED, item oferecido como opcional na versão Longitude.

Como UOL Carros avaliou

O Renegade pouco mudou em quase cinco anos de mercado. Até porque nem precisa: seu prestígio continua inabalado, graças a qualidades como o design com personalidade e a boa lista de itens de série em todas as versões.

O acabamento do SUV é acima da média desde a configuração mais barata. Revestimento sem rebarbas nem partes aparentes, plástico emborrachado no painel e bancos envolventes transmitem a sensação de que você está em um carro de categoria superior.

Embora o espaço interno seja satisfatório, a capacidade do porta-malas (320 litros) poderia ser melhor. Outro ponto que precisa melhorar é o consumo do motor flex, cujos números são muito baixos tanto na cidade quanto na estrada. "Culpa" justamente do motor 1.8 que equipa a maioria das versões. Apesar de não ser fraco, ele sofre para embalar o SUV nas retomadas e ultrapassagens.

Felizmente o mesmo não se repete nas versões equipadas com o bom motor 2.0 turbodiesel de 170 cv, associado à transmissão automática de 9 marchas. O conjunto, que também equipa o Compass, garante desenvoltura exemplar para o Renegade, sobretudo fora do asfalto.

Dimensões: comprimento, 4,23 m; largura, 1,80 m; altura, 1,65 m; entre-eixos, 2,57 m

Porta-malas: 320 litros

Tanque: 60 litros

Versões:

STD 1.8 flex

Preço: R$ 77.490

Motor: 1.8, 16V, 4 cilindros em linha, flex

Câmbio: automático de 6 marchas

Potência: 139 cv / 135 cv a 5.750 rpm

Torque: 19,2 kgfm / 18,7 kgfm a 3.750 rpm

Consumo (urb./rod.): 6,9 km/l / 8,6 km/l (etanol) - 10 km/l /12 km/l (gas.)

Itens de série: controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, piloto automático com limitador de velocidade, direção elétrica, ar-condicionado, volante multifuncional, lanternas em LED, iluminação diurna por LEDs, luzes indicadoras de direção integradas nos retrovisores, ganchos de fixação para cadeirinhas Isofix, quadro de instrumentos com tela de TFT de 3,5 polegadas, rack de teto na cor preta,, rodas de liga leve de 16 polegadas, volante multifuncional, sistema start-stop, sensor de pressão dos pneus, alarme antifurto, coluna de direção com regulagens de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste de altura e vidros elétricos dianteiros e traseiros com função "one touch".

Sport 1.8 flex

Preço: R$ 91.590

Motor: 1.8, 16V, 4 cilindros em linha, flex

Câmbio: automático de 6 marchas

Potência: 139 cv / 135 cv a 5.750 rpm

Torque: 19,2 kgfm / 18,7 kgfm a 3.750 rpm

Consumo (urb./rod.): 6,9 km/l / 8,6 km/l (etanol) - 10 km/l /12 km/l (gas.)

Itens de série: todos os itens da versão STD mais câmera de ré, central multimídia com tela de cinco polegadas, entrada USB, freio de estacionamento eletrônico e porta-óculos.

Opcionais:

Pack Uconnect (R$ 4.000): central multimídia Uconnect com tela de sete polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, ar condicionado digital com duas zonas de temperatura e sensores de estacionamento traseiros.

Bancos revestidos parcialmente em couro: R$ 2.250

Pack Áudio (R$ 3.400): central multimídia com tela de 6,2 polegadas, Bluetooth, GPS, DVD player, TV digital e câmera de ré

Pack Convenience (R$ 770): sensores de estacionamento traseiros e faróis de neblina

Pack Outdoor (R$ 510): frisos laterais, protetores de soleira e adesivo de capô

Pack Protection Plus (R$ 700): versões flex - protetor de cárter, protetor para-barro dianteiro e traseiro, parafusos antifurto e badge Jeep Authentic Accessories; versões a diesel - protetor de tanque de combustível, protetor para-barro dianteiro e traseiro, parafusos antifurto e badge Jeep Authentic Accessories

Longitude 1.8 flex

Preço: R$ 106.190

Motor: 1.8, 16V, 4 cilindros em linha, flex

Câmbio: automático de 6 marchas

Potência: 139 cv / 135 cv a 5.750 rpm

Torque: 19,2 kgfm / 18,7 kgfm a 3.750 rpm

Consumo (urb./rod.): 6,9 km/l / 8,6 km/l (etanol) - 10 km/l /12 km/l (gas.)

Itens de série: todos os itens da versão Sport mais lanternas traseiras em LED, faróis full LED, rodas de liga leve de 18 polegadas, central multimídia Uconnect com tela de 8,4 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado digital de duas zonas de temperatura, bancos parcialmente revestidos em couro com costuras cinzas, faróis e lanterna de neblina, sensores de estacionamento traseiros, tapetes em carpete e volante revestido em couro.

Opcionais:

Bancos em couro marrom: R$ 1.200

Pack Safety (R$ 3.500): airbags laterais, de cortina e para os joelhos do motorista

Pack Outdoor (R$ 510): frisos laterais, protetores de soleira e adesivo de capô

Pack Protection Plus (R$ 700): versões flex - protetor de cárter, protetor para-barro dianteiro e traseiro, parafusos antifurto e badge Jeep Authentic Accessories; versões a diesel - protetor de tanque de combustível, protetor para-barro dianteiro e traseiro, parafusos antifurto e badge Jeep Authentic Accessories

Limited 1.8 flex

Preço: R$ 113.990

Motor: 1.8, 16V, 4 cilindros em linha, flex

Câmbio: automático de 6 marchas

Potência: 139 cv / 135 cv a 5.750 rpm

Torque: 19,2 kgfm / 18,7 kgfm a 3.750 rpm

Consumo (urb./rod.): 6,9 km/l / 8,6 km/l (etanol) - 10 km/l /12 km/l (gas.)

Itens de série: todos os itens da versão Longitude mais acendimento automático dos faróis, airbags laterais, de cortina e para os joelhos do motorista, descansa-braço com porta objetos, aletas para troca de marcha, banco do passageiro dianteiro rebatível, destravamento das portas e partida do motor sem chave, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico, painel de instrumentos com tela TFT de sete polegadas, retrovisores externos e grade frontal na cor cinza, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico e teto na cor preta.

Opcionais:

Bancos em couro marrom: R$ 1.200

Pack Protection Plus (R$ 700): versões flex - protetor de cárter, protetor para-barro dianteiro e traseiro, parafusos antifurto e badge Jeep Authentic Accessories; versões a diesel - protetor de tanque de combustível, protetor para-barro dianteiro e traseiro, parafusos antifurto e badge Jeep Authentic Accessories

Teto solar elétrico panorâmico Command View: R$ 7.100

Longitude 2.0 Diesel

Preço: R$ 141.990

Motor: 2.0, 16V, 4 cilindros em linha, turbodiesel

Câmbio: automático de 9 marchas

Potência: 170 cv a 3.750 rpm

Torque: 35,7 kgfm a 1.750 rpm

Consumo (urb./rod.): 10,2 km/l / 12,9 km/l

Itens de série: todos os itens da versão Longitude Flex mais tração 4x4.

Opcionais:

Bancos em couro marrom: R$ 1.200

Pack Safety (R$ 3.500): airbags laterais, de cortina e para os joelhos do motorista

Pack Outdoor (R$ 510): frisos laterais, protetores de soleira e adesivo de capô

Pack Protection Plus (R$ 700): versões flex - protetor de cárter, protetor para-barro dianteiro e traseiro, parafusos antifurto e badge Jeep Authentic Accessories; versões a diesel - protetor de tanque de combustível, protetor para-barro dianteiro e traseiro, parafusos antifurto e badge Jeep Authentic Accessories

Trailhawk 2.0 Diesel

Preço: R$ 152.990

Motor: 2.0, 16V, 4 cilindros em linha, turbodiesel

Câmbio: automático de 9 marchas

Potência: 170 cv a 3.750 rpm

Torque: 35,7 kgfm a 1.750 rpm

Consumo (urb./rod.): 10,2 km/l / 12,9 km/l

Itens de série: todos os itens da versão Limited mais bancos revestidos parcialmente em couro com costuras na cor vermelho rubi, faróis de xênon, ganchos de reboque (dois na frente e um atrás)dianteiros e um traseiro, controle eletrônico de velocidade em decidas, detalhes de acabamento interno em vermelho, preto e metal Diamond, Panic break assist, protetor de assoalho, protetor de transmissão, pneus 225/60 all terrain, seletor para cinco tipos de terreno.

Opcionais:

Teto solar elétrico panorâmico Command View: R$ 8.200

Valores de revisão:

Versões com motor 1.8 flex:

12 mil km: R$ 469,00

24 mil km: R$ 813,00

36 mil km: R$ 897,00

48 mil km: R$ 813,00

60 mil km: R$ 1472,00

72 mil km: R$ 954,00

Versões com motor 2.0 diesel

20 mil km: R$ 906,00

40 mil km: R$ 1.250,00

60 mil km: R$ 1.696,00

80 mil km: R$ 2.060,00

100 mil km: R$ 1.231,00

60 mil km: R$ 1.581,00

Garantia:

3 anos

Concorrentes

VW T-Cross

Motores: 1.0 turboflex (128 cv / 116 cv) e 1.4 turboflex (150 cv)

Versões: Sense, 200 TSI, Comfortline e Highline

Preços: de R$ 88.790 (200 TSI) a R$ 118.690 (Highline)

Pontos positivos: desempenho e design

Pontos negativos: acabamento e porta-malas

Hyundai Creta

Motores: 1.6 16V flex (130 cv / 123 cv) e 2.0 16V (166 cv / 156 cv)

Versões: Attitude, Action, Smart, Pulse Plus e Prestige

Preços: de R$ 75.990 (Attitude) a R$ 107.990 (Prestige)

Pontos positivos: espaço interno e garantia

Pontos negativos: consumo (2.0) e design

Nissan Kicks

Motores: 1.6 16V flex (111 cv)

Versões: S, SV e SL

Preços: de R$ 82.490 (S MT) a R$ 109.790 (SL Pack Tech)

Pontos positivos: design e lista de itens de série

Pontos negativos: desempenho e autonomia

Honda HR-V

Motores: 1.8 16V Flex (140 cv / 139 cv) e 1.5 16V turbo gasolina (173 cv)

Versões: LX, EX, EXL e Touring

Preços: de R$ 95.700 (LX) a R$ 139.900 (Touring)

Pontos positivos: espaço interno e desempenho (Touring)

Pontos negativos: preço e lista de itens de série