PUBLICIDADE
Topo

Meu carro


Tabela Fipe: o que é, como consultar e outras dúvidas

Tabela Fipe é uma das referências do mercado para precificar carros novos e usados - Juca Varella/Folha Imagem
Tabela Fipe é uma das referências do mercado para precificar carros novos e usados
Imagem: Juca Varella/Folha Imagem

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/07/2020 17h32

Quem já tentou vender um carro provavelmente conhece a tabela Fipe.

Criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, ela é a principal referência de precificação no mercado de carros usados e seminovos, além de ser usada como base para contratos e seguros.

A tabela é atualizada mensalmente, e está disponível para ser consultada por qualquer pessoa. A pesquisa pode ser refinada de acordo com versão, motorização e ano-modelo de um automóvel.

Mesmo sendo considerada referência para muita gente que trabalha no setor automotivo, a tabela Fipe ainda gera muitas dúvidas tanto em quem vende seu carro quanto entre os próprios lojistas.

É por isso que UOL Carros traz as perguntas mais frequentes sobre a tabela. Confira!

Tire suas dúvidas sobre a Tabela Fipe

O que é Tabela Fipe?

A tabela Fipe é uma tabela que traz os valores médios de veículos anunciados pelos vendedores no país. Entram nessa conta automóveis, motocicletas e caminhões, sejam novos ou usados.

Como consultar a Tabela Fipe?

A tabela Fipe pode ser consultada no site da Fipe ou em sites especializados na cobertura da indústria automotiva.

O que significa Tabela Fipe?

Fipe é o acrônimo de Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, órgão criado em 1973 para auxiliar a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

O órgão presta serviços ao governo e empresas privadas, e tem no Preço Médio de Veículos, também chamada de Tabela FIPE, um de seus principais produtos.

Como descobrir código da Tabela Fipe?

Para descobrir o código de um veículo na tabela Fipe, basta entrar no site da Fipe, localizar o botão "Índices e Indicadores" e clicar nele. Na página seguinte, clique no botão "Preço médio de veículos".

O próximo passo é selecionar a categoria que você deseja consultar. Por exemplo: se você quer descobrir o código de um automóvel de passeio, selecione a opção "Consulta de Carros e Utilitários Pequenos".

Clique em "Pesquisa Comum" e, então, selecione o ano e mês de referência. Por fim, é só escolher marca, modelo e ano de fabricação.

Como é calculada a Tabela Fipe?

Os valores informados na tabela Fipe são baseados na coleta de preços de carros, motos e caminhões usados e novos no mercado nacional. Esses números são analisados por pesquisadores, que descartam os preços muito altos, muito baixos ou com alguma discrepância estatística.

A partir desse filtro é que os números restantes são utilizados para a criação de uma média, que é o valor informado na tabela.

O que significa ano e modelo?

Como o nome diz, o "ano" se refere ao ano em que o carro foi fabricado. Já o "modelo" aponta que o veículo foi produzido com todas as especificações do carro que será feito no ano que vem, por exemplo.

Como ver o preço de carros usados?

Para consultar o preço de um carro usado basta selecionar marca, modelo e ano de fabricação do veículo a ser pesquisado.

Como funciona a atualização da Tabela Fipe?

A atualização da tabela Fipe é realizada no começo de cada mês pelos pesquisadores do órgão.

Qual ano considerar na Tabela Fipe?

Em uma pesquisa, o usuário deve considerar o ano informado no Renavam do veículo que deseja comprar ou pesquisar.

A Tabela Fipe muda mensalmente?

Sim. A tabela Fipe é atualizada no começo de cada mês.